R$ 3 mil

Empresa de Betim vai indenizar funcionário humilhado ao usar chuveiro sem porta: "baleia" e "gordo"

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
10/05/2023 às 17:07.
Atualizado em 10/05/2023 às 17:30

O trabalhador de uma empresa de fundição de autopeças, localizada em Betim, na Grande BH, será indenizado em R$ 3 mil, por danos morais, após ter sido xingado de “baleia” e “gordo” enquanto utilizava o chuveiro de um vestiário sem porta.

Segundo a decisão divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em primeiro grau, o pedido foi julgado improcedente. Porém, ao examinar o recurso, a desembargadora Gisele de Cássia Vieira Dias Macedo, relatora do caso, deu razão ao trabalhador.

Uma testemunha informou durante o julgamento que até 2019 os chuveiros permaneceram sem porta ou cobertura. Contou que várias pessoas utilizavam os chuveiros, em revezamento e além disso, disse que presenciou o autor sofrendo comentários depreciativos de colegas, entre eles xingamentos.

Na decisão, a desembargadora do caso afirmou que, apesar de não haver obrigação de trocar o uniforme na empresa, nem a de tomar ducha para banho, como demonstrado no processo, se os vestiários e duchas eram disponibilizados, a instalação também deveria permitir uma utilização digna.

Nesse contexto, foi reconhecido o dano moral, decorrente da falta de privacidade do trabalhador no local. Por se tratar de vestiários e duchas instalados no estabelecimento empresarial, a juíza reconheceu a culpa da empresa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por