No Anel Rodoviário

Empresa responsável por caminhão-tanque que explodiu em BH será autuada por possível dano ambiental

Parte dos combustíveis vazou e pode ter atingido cursos d’água da região

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
14/03/2024 às 17:35.
Atualizado em 14/03/2024 às 18:24
 (Bombeiros/Divulgação)

(Bombeiros/Divulgação)

A empresa responsável pelo caminhão-tanque que tombou e pegou fogo próximo ao Anel Rodoviário, onde uma pessoa morreu, oito ficaram feridas e casas foram destruídas, será autuada. Parte dos combustíveis transportados vazou e pode ter atingido cursos d’água da região Nordeste de Belo Horizonte.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a empresa será responsabilizada por causar "intervenção que resulte em poluição, degradação ou dano ambiental". No entanto, a Semad não detalhou as medidas previstas na autuação.

Parte dos 10 mil litros de etanol, 10 mil litros de gasolina e 3 mil litros de diesel que estava no tanque da carreta acabou escorrendo pelas canaletas da via, alcançando a rede pluvial, segundo informou o Corpo de Bombeiros.

Agentes da Semad foram acionados por meio do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA). Há uma equipe no local avaliando os danos e orientando sobre as medidas a serem adotadas para remediação dos possíveis prejuízos ao solo e recursos naturais.

Dentre as ações que serão executadas, está previsto o recolhimento dos resíduos e a correta destinação, a raspagem e a remoção da camada de solo exposto contaminado, seguido de medição e monitoramento.

Tragédia

O acidente ocorreu na madrugada desta quinta. O motorista do caminhão foi projetado para fora do veículo e morreu na hora. Moradores sofreram queimaduras e inalaram fumaça. Eles foram levadas para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) João XXIII. 

Pelo menos dez casas foram atingidas pelas chamas após a explosão. A Prefeitura de Belo Horizonte ofereceu abrigo temporário aos moradores, mas eles recusaram e foram para casas de parentes. Também foi disponibilizada ajuda humanitária, com cestas básicas e dez cobertores, colchões e lençóis às famílias. 

Por nota, a empresa lamentou "profundamente" as vítimas do acidente, dentre elas o condutor do caminhão. "Nosso motorista era experiente e devidamente habilitado a fazer este tipo de transporte". 

A transportadora de combustíveis disse que nunca registrou um acidente em sua história. "Salientamos que estamos procurando todas as vítimas e familiares para dar a assistência necessária, ressaltando também que nossas seguradoras já foram acionadas”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por