crise no transporte público

Empresas de ônibus devem aumentar número de viagens caso metrô de BH entre em greve

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
23/07/2022 às 11:44.
Atualizado em 23/07/2022 às 11:49
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

O número de viagens de ônibus deverá aumentar, caso os metroviários de Belo Horizonte decidam entrar em greve. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22), durante uma reunião da Superintendência de Mobilidade de BH (SUMOB), com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) e o Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus de BH (Transfácil).

Na última quarta-feira (20), o sindicato dos metroviários decidiu pelo  indicativo de greve. Em nota, a prefeitura de BH (PBH) afirmou que, se houver paralisação do metrô o Setra-BH e o Transfácil devem estar preparados para “adequar, se necessário, os quadros de horários da prestação do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus”.

Ainda de acordo com a PBH, o sistema de transporte público deve ainda reforçar o serviço de transporte público caso haja uma demanda adicional de passageiros, com o objetivo de garantir acesso e deslocamento dos usuários.

Uma nova assembleia dos metrovirários será realizada no dia 1º de agosto, quando a categoria irá decidir de vai cruzar os braços, novamente. Desta vez, os trabalhadores revindicam o pagamento do auxílio-alimentação. 

A cobrança da PBH também é imposta já que, há pouco mais de uma semana, foi efetuado o primeiro pagamento de um subsídio de R$ 237,5 milhões às empresas de ônibus. Segundo o prefeito da capital, há uma ação na Justiça que pretende reequilibrar e atualizar o contrato entre o poder executivo e as empresas que prestam serviço de transporte público para BH.

Ao Hoje em Dia, o Setra-BH informou que irá  atuar em conjunto com a Sumob e recomendou à população de Belo Horizonte que consulte os quadros de horários pelo aplicativo da BHBUS+ ou no site da BHTRANS.

Leia mais:
Comerciantes de BH pedem que metroviários mantenham número de viagens do metrô
Sem pediatras, BH volta a concentrar atendimento infantil em três UPAs; veja quais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por