Grande BH

Escola de Ribeirão das Neves é criticada por dar pintinho como brinde de festa junina

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
04/07/2022 às 19:11.
Atualizado em 04/07/2022 às 21:02
 (Reprodução / Redes Sociais Eliana Malta)

(Reprodução / Redes Sociais Eliana Malta)

Uma escola pública de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está sendo criticada por entregar pintinhos como brinde de uma festa junina realizada no último sábado (2).

Em postagem no Facebook, uma das participantes do evento afirmou que os pintinhos estavam sem água e sem comida, dentro de garrafas pet, submetidos ao calor, restrição de movimentos e estresse de barulho.

Segundo a publicação, o fato teria ocorrido na escola municipal Angelita Guimarães Ventura. No entanto, a reportagem entrou em contato com a instituição de ensino, que informou que o fato aconteceu na escola Belizaria Avelar Martins.

No post, a mulher relatou ainda que, além de pintinhos, foram entregues também peixinhos em pequenos sacos plásticos.

"Animal vivo de prenda em festa junina? (...) Quem está se divertindo com isto? É assim que queremos a educação para as crianças? Ja crescer explorando animais? Denunciem se outras festas fizerem o mesmo!", disse a denunciante na rede social.

Ao Hoje em dia, Vânia Monteiro, diretora da escola Angelita Guimarães Ventura, disse que ficou sabendo também pelo Facebook e ressaltou que a festa junina realizada no último sábado (2) foi da outra escola e que apenas cedeu o espaço para o evento.

"A festa junina da nossa escola ainda não aconteceu, será no próximo sábado (9). A escola é pública e, quando o evento é aberto à comunidade, há trâmites municipais que permitem emprestar o local para a realização de festas de outras unidades escolares do município", explicou a diretora.

Segundo a ativista Adriana Araújo, coordenadora do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais, ainda não é crime distribuir animais como "brindes" em eventos. "Mas manter sem água, sem comida, no calor e em sacos eu entendo como sim. Mas ai é o olhar do policial, do promotor, do veterinario perito. O que é crime  de maus-tratos? Nossa referência é a Lei 9605, Artigo 32, e a Lei 14064", explicou. Ainda assim, ela disse que a atitude de distribuir os pintinhos, teoricamente, pode ser enquadrada como maus-tratos.

A reportagem entrou em contato com a escola municipal Belizaria Avelar Martinsm, responsável pelo evento que teria dado animais como prenda, e com a prefeitura de Ribeirão das Neves, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por