Incêndio

Estado de saúde de pacientes transferidos da Santa Casa para rede Fhemig é estável, diz SES

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
28/06/2022 às 17:13.
Atualizado em 28/06/2022 às 17:25
Bombeiros enviaram 10 viaturas à Santa Casa de BH após incêndio em quarto do 10º andar (WhatsApp / Reprodução)

Bombeiros enviaram 10 viaturas à Santa Casa de BH após incêndio em quarto do 10º andar (WhatsApp / Reprodução)

O estado de saúde de 21 pacientes transferidos da Santa Casa de Belo Horizonte para hospitais da rede Fhemig é estável. Eles estavam internados na unidade de saúde do Santa Efigênia, região Centro-Sul de BH, durante o incêndio que atingiu o 10º andar na noite dessa segunda-feira (27). Ao menos duas pessoas morreram durante a ocorrência.

Segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta terça-feira (28), 13 pessoas foram levadas para o hospital João XXIII. Outras oito, sendo cinco gestantes e três crianças da UTI neonatal, foram atendidas na Maternidade Odete Valadares.

A SES-MG reafirmou, ainda, que equipamentos, como respiradores e monitores, serão ofertados pelo Estado ao hospital, como forma de garantir a reestruturação dos leitos de CTI afetados pelas chamas.

Com o incêndio, três leitos ficaram completamente destruídos. Outros 47 estão interditados por conta de vidros espalhados no local devido a janelas que foram estilhaçadas durante a ocorrência.

"Todas as unidades da Fhemig que possuem perfil para o atendimento às vítimas do incêndio permanecem sob aviso para prestar apoio", concluiu a pasta.

O incêndio
Na noite dessa segunda, o 10º andar da Santa Casa de BH, onde estão localizados os leitos de CTI da unidade, foi atingido por um incêndio. O fogo teria iniciado em um quarto, sendo causado por vazamento de oxigênio atrelado à pane de um equipamento. Houve uma pequena explosão, segundo relato de funcionária e, em seguida, as chamas começaram a se alastrar.

Mortes registradas 
Dois pacientes que, segundo a Santa Casa, apresentavam quadro clínico grave e estavam internados, morreram após a transferência realizada durante o incêndio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as mortes não tiveram ligação direta com o incêndio, não sendo causadas por queimaduras ou inalação de fumaça. Os corpos foram encaminhados para o IML de BH.

Uma terceira pessoa também teria sido vítima do ocorrido, mas a informação ainda é desencontrada, já que a unidade de saúde segue confirmando apenas dois óbitos, enquanto a Polícia Civil diz ter recebido três corpos no IML.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por