aspirante

Estudante mineira que descobriu asteroide para NASA conclui curso de astronauta nos EUA

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
10/06/2022 às 15:56.
Atualizado em 10/06/2022 às 15:58
Laysa já recebeu a roupa espacial que vai usar no treinamento de astronauta da NASA, nos Estados Unidos (Reprodução / Redes Sociais Laysa Peixoto)

Laysa já recebeu a roupa espacial que vai usar no treinamento de astronauta da NASA, nos Estados Unidos (Reprodução / Redes Sociais Laysa Peixoto)

A estudante de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Laysa Peixoto Sena Lage, de 18 anos, concluiu, nessa quinta-feira (9), um treinamento de formação de astronauta na NASA, agência federal dos Estados Unidos responsável por pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

Nas redes sociais, a estudante comemorou a conquista. “Agora é oficial, concluí meu treinamento de astronauta e recebi meu novo traje”, relatou. 

O curso foi realizado no estado Alabama, nos Estados Unidos (EUA), e durou 12 dias. Laysa foi uma das tripulantes da expedição 36 do treinamento Advanced Space Academy, que simula uma missão espacial. 

Em uma das missões, segundo ela, foram feitas atividades extraveiculares, em que a aspirante a astronauta ajustou configurações de um satélite.

Carreira de astronauta

Em agosto do ano passado, a garota, que é moradora de Contagem, na Grande BH, descobriu um asteroide para a NASA, como parte de um programa para estudantes chamado "The International Astronomical Collaboration" (Colaboração Astronômica Internacional). O asteroide foi batizado com as iniciais do nome da mineira: LPS0003.

Além da descoberta do asteroide, Laysa faz parte do grupo InSpace, que inspira gerações nas Ciências Espaciais, realiza divulgação científica e auxilia estudantes de todo o Brasil na área da Astronomia. Ela também é medalhista em olimpíadas científicas nacionais e internacionais.

O objetivo de vida da estudante da UFMG é ser a primeira mulher brasileira a ir para o espaço. “Esse caminho conta com muitos desafios, não é fácil, mas estou seguindo o que eu amo e sinto que nasci para fazer. Vou continuar colocando minha energia e amor nesse sonho, há um longo caminho pela frente nessa jornada rumo ao espaço”, descreve.  

(Reprodução / Redes Sociais Laysa Peixoto)

(Reprodução / Redes Sociais Laysa Peixoto)


Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por