Equipe de resgate é reforçada para otimizar buscas pelos 19 desaparecidos

Hoje em Dia
Publicado em 13/11/2015 às 12:34.Atualizado em 17/11/2021 às 02:28.
 (Corpo de Bombeiros)
(Corpo de Bombeiros)

As equipes do Corpo de Bombeiros que trabalham no resgate de animais e pessoas desaparecidas em Mariana, na região Central de Minas, foram reforçadas nesta sexta-feira (13), nove dias após o rompimento das barragens que devastou o distrito de Bento Rodrigues e atingiu mais seis comunidades do município. O número oficial de óbitos relacionados ao rompimento das barragens permanece em seis. O número de desaparecidos é de 19 pessoas, 10 funcionários e 9 moradores. Aguardam ainda para identificação, três corpos. A classificação de “vítima do rompimento das barragens” só é reconhecida oficialmente após a identificação do corpo.

Os militares operam também abrindo caminhos e retomar acessos às áreas atingidas, como é o caso do distrito de Monsenhor Horta deverá ser restabelecido até o fim desta sexta-feira (13). Sob a coordenação da Defesa Civil Estadual, a prefeitura de Mariana e a Samarco providenciam a construção de uma passagem provisória, que possibilitará o retorno das crianças às escolas.

Houve reforço na quantidade de vacinas em Barra Longa, sendo 300 doses de Hepatite B e 300 doses de Dupla Adulta. Foram instalados comitês de saúde em Mariana e Barra Longa, com representantes de todos os profissionais de saúde.
 
A equipe multidisciplinar de saúde atendeu até o momento 277 pacientes. Três permanecem internados, dois no Hospital Monsenhor Horta, em Mariana e um na Santa Casa de Ouro Preto. Agentes comunitários estaduais de saúde coordenam a distribuição de kits de mantimentos, limpeza, água e medicamentos à população.
 
Continua o reforço de bombeiros do Espírito Santo e de Santa Catarina, com cães farejadores. De acordo com a corporação, os trabalhos se concentram em Bento Rodrigues, Barra Longa e na Barragem do Rio Doce.
 
Em Bento Rodrigues, os bombeiros fazem buscas com cães e levantamentos para verificar a altura atingida pela lama e auxiliar os trabalhos das máquinas. As equipes continuam o trabalho de limpeza, jogando jatos de água para retirar a lama.
 
Na base do Rio Doce foi instalado um Posto Avançado na quinta-feira (12), para acompanhar e apoiar o trabalho das equipes no Distrito de Candongas. A varredura está sendo feita também ao longo do rio Gualaxo. Até agora, já foram percorridos 30 quilômetros. Nesta sexta-feira (13), a previsão é que mais 30 quilômetros sejam percorridos.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por