Quase 1 milhão de candidatos em Minas Gerais (8 milhões em todo o país) vivem uma intensa correria para aproveitar o tempo restante para o dia da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 24 e 25 de outubro. Para reforçar a preparação de alunos e oferecer a oportunidade de estudarem conteúdos que antes não puderem aprender, cursinhos têm investido em conteúdos especiais, como aulas online gratuitas, e até mesmo as redes sociais se tornaram ótimas aliadas nos estudos.
Em Belo Horizonte, por exemplo, a intensificação dos cursinhos com a maratona de estudos Enem, vem fazendo com que a realização de aulões aos finais de semana abrindo por exemplo, programações especiais como aulões aos finais de semana, inclusive aos domingos, como o colégio e pré-vestibular Chromos, que preparou o chamado “Enem 51”.
Segundo a instituição, a programação contará com 51 aulas especiais aos sábados e domingos nas quatro semanas que antecederão o dia da prova, focando principalmente, no treinamento e estratégia para responder questões. O professor de matemática e um dos organizadores dos aulões, Guilherme Camargos, destaca que o Enem é uma prova de habilidade e competência, sendo importante para o candidato aprimorar não só seus conhecimentos sobre o conteúdo da prova, mas também, a forma de realização do exame, que possui um sistema diferente de provas convencionais, utilizando o método da Teoria da Resposta ao Item, o TRI.
“O candidato é avaliado pelo grupo de questões, e não por uma única questão, então, se em uma prova de matemática ele acertar mais as difíceis do que as fáceis, o sistema entende que ele chutou, sendo prejudicado na soma final das notas, independente se acertou muitas difíceis”, explicou, deixando claro que a nota final não depende apenas dos acertos, mas sim, da dificuldade das questões erradas e acertadas.
Ajuda da web
Em Santa Catarina, o Pró-Universidade, um cursinho gratuito oferece aulas online, onde o candidato pode encontrar aulas sobre todas as disciplinas, além de dicas de redação, se tornou uma ótima opção para estudar e se preparar para o exame. Com a oferta desse tipo de conteúdo, os candidatos podem se preparar de forma prática e gratuita, em qualquer hora e em qualquer lugar do país, com o uso de smartphones e dispositivos móveis.
A outra opção para se preparar sem gastar nada e que virou moda na web é a troca de estudos por meio de redes sociais e whatsApp, como afirma o coordenador do Pró-Universidade, Otávio Auler, que também indica a a realização de simulados online. “Fazer as provas anteriores é importante para organizar o tempo, identificar as dificuldades, os pontos fortes e fracos. As provas estão no site do Inep, e o estudante pode imprimir ou fazer na própria tela do computador, em smartphones, usando o computador de uma lan house", concluiu.