RIO DOCE

Homem é preso suspeito de promover migração ilegal para os EUA

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
13/07/2022 às 15:07.
Atualizado em 13/07/2022 às 15:09
Arma apreendida durante cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em Dom Cavati (Divulgação / PF)

Arma apreendida durante cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em Dom Cavati (Divulgação / PF)

Um homem foi preso nesta quarta-feira (13) suspeito de promover migração ilegal de pessoas para os Estados Unidos na região de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Ele foi detido durante operação da Polícia Federal (PF) em Dom Cavati, na mesma região.

De acordo com a investigação da PF, entre dezembro de 2020 e março de 2021, o homem promoveu a migração ilegal de pelo menos 17 pessoas para os EUA, via fronteira do México. As buscas começaram a partir de informação repassada pelo Oficialato de Ligação em El Paso, no Texas, nos Estados Unidos. 

Foram cumpridos também três mandados de busca e apreensão. Durante a ação, os policiais arrecadaram veículos, imóveis, dinheiro em espécie e até criptoativos (provenientes de transações financeiras eletrônicas), que eram usados para ocultar valores obtidos de forma ilícita. A operação foi batizada de Trinta-Réis, nome de uma ave migratória. 

Os crimes de tráfico de pessoas estão descritos no artigo 232-A do Código Penal. Cada infração cometida tem pena de cinco anos de reclusão. Se condenado, o suspeito pode ultrapassar os 30 anos de prisão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por