concessão homologada

Implantação do projeto do Rodoanel Metropolitano deve começar nos próximos meses

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
03/12/2022 às 15:04.
Atualizado em 03/12/2022 às 16:19
 (FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

O governo de Minas homologou neste sábado (3) o leilão que escolheu a empresa responsável pela contrução do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte. A previsão é que a implantação do projeto comece nos próximos meses. As obras, porém, só a partir de 2024.

A assinatura do contrato com o grupo INC S.P.A, vencedor do leilão realizado em 12 de agosto, deve ocorrer nos próximos dias. O início do projeto do Rodoanel vai acontecer antes mesmo de serem resolvidas questões envolvendo as prefeituras de Contagem e Betim, que já acionaram a Justiça por serem contra o traçado proposto para a nova rodovia, que deve atravessar as cidades.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, assim como ocorreu durante a licitação, as próximas etapas serão pautadas no diálogo e na escuta de todos os envolvidos.

“A partir de agora, nossa atenção se volta especialmente ao processo de licenciamento ambiental, em manter o diálogo com as comunidades tradicionais e em solucionar questões de regularização fundiária que, inclusive, já discutimos com alguns bairros que serão afetados pelo traçado", ressalta.

O governo estadual considera a obra como “a maior Parceria Público-Privada (PPP) da história de Minas Gerais". O projeto vai custar aos cofres públicos aproximadamente R$ 2,7 bilhões.

Desses, R$ 2,4 bilhões serão utilizados efetivamente nas obras; R$ 250 milhões serão usados como recursos de contingência para eventuais aumentos de custos e R$ 93 milhões serão pagos pelo governo para a empresa vencedora nos três primeiros anos do contrato, de acordo com Fernando Marcato.

Os recursos para a obra vêm do acordo assinado com a mineradora Vale para a reparação de danos causados pelo rompimento das barragens em Brumadinho. A tragédia tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado.

O objetivo do Rodoanel é fazer um contorno da região metropolitana de BH e diminuir o trânsito no Anel Rodoviário. A rodovia terá postos de pedágio e vai contornar a capital, passando por Sarzedo, Ibirité, Betim, Contagem e Ribeirão das Neves. 

Veja o traçado:

(Google - Seinfra/MG)

(Google - Seinfra/MG)

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