Incêndio atinge prédio anexo da Santa Casa de Belo Horizonte

Álvaro Castro
Hoje em Dia - Belo Horizonte
04/05/2016 às 19:27.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:16
 (Cristiano Machado)

(Cristiano Machado)

Um incêndio atingiu na noite desta quarta-feira (4) um dos pavilhões da Santa Casa de Belo Horizonte, na rua Piauí, bairro Santa Efigênia, na região hospitalar. Rapidamente funcionários correram para avisar ao Corpo de Bombeiros. Segundo a assessoria da Santa Casa, o incêndio teria começado pouco após as 18 horas. Os militares chegaram ao local às 19h11, contudo os bombeiros informaram que só foram acionados às 18h57. A primeira viatura chegou ao local em três minutos, mesmo com o intenso trânsito.

A preocupação era que o fogo atingisse uma caldeira que fica ao lado do anexo e também a antiga maternidade, prédio já centenário. Foram atingidos o Centro de Estudos, uma área de pesquisa e o setor de Engenharia Clínica, responsável pela manutenção de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados no hospital. (Veja vídeos abaixo)

Segundo contou o urologista Warley Cristiano, 29 anos, ele estava em uma aula no Centro de Estudos quando percebeu o mau funcionamento de um retroprojetor, achando inclusive que pudesse ser dali o cheiro de fumaça. Os alunos desligaram o equipamento e pouco depois perceberam as chamas no mesmo pavilhão no qual estavam. Rapidamente, percorreram o local e avisaram às pessoas para deixarem o prédio. Não é possível afirmar que este fato tenha relação com o incêndio, as causas serão determinadas após a perícia. (Ouça o relato abaixo)

De acordo com o nefrologista Milton Campos Neto, os pacientes da hemodiálise foram todos retirados e os equipamentos desligados.

Segundo Rodrigo Almeida, assessor de comunicação do Grupo Santa Casa, a capela, que funciona próximo, não foi atingida, e o hospital funciona normalmente.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal deram suporte na contenção nos vários curiosos, funcionários, médicos e imprensa que lotaram o local.

Existe o risco de que registros e material de pesquisas, exames e amostras armazenadas em freezers tenham sido perdidos, fato que ainda não pode ser confirmado pela assessoria de imprensa do grupo. O quarteirão, que é todo tombado, tem ao todo 13 anexos e estima-se que apenas um tenha sido atingido. "A sorte é que o incêndio aconteceu após o horário comercial e podemos garantir que ninguém ficou ferido ou preso no local", explicou Rodrigo Almeida. Não é possível precisar, mas estima-se que 30 pessoas trabalham no local.

  

A brigada de incêndio da Santa Casa foi a responsável pelo primeiro combate às chamas que começaram no corredor principal do segundo andar do anexo, que ao todo tem quatro pavimentos. Ainda de acordo com a assessoria a fumaça não atingiu as janelas do bloco principal do hospital e não afetou seu funcionamento.
"A grande perda é a impossibilidade de se dar manutenção nos equipamentos que falharem. Contudo, por se tratar de um grande hospital, os equipamentos serão remanejados com a necessidade", explicou.

Segundo João Costa Aguiar Filho, superintendente jurídico da Santa Casa, o quarteirão é tombado é o prédio afetado data do inicio do século XX. "Agora é tomar providencias, não há impacto no funcionamento do hospital", desabafou.

O tenente-coronel Tadeu do Espírito Santo, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros informou que os trabalhos já estão na fase de rescaldo e que não há risco do incêndio alastrar para outros prédios. Como a estrutura do terceiro pavimento continha um piso de madeira, as chamas se alastraram muito rapidamente, causando grande perda de material. Foram usados 10 mil litros de água, 14 viaturas e 44 militares ao todo para o combate.

Cilindros de oxigênio e outros materiais inflamáveis que estavam em um almoxarifado no sub-solo do anexo foram retirados e com isso não houve risco de grandes explosões. Apenas após a avaliação pericial será possível precisar as causas do incêndio, bem como possíveis danos estruturais ao anexo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por