Os chamados Hot Hatches são populares no mercado europeu e a cada ano vão ganhando mais potência e desempenho.
Neste cenário a marca das quatro argolas sempre teve representatividade no segmento, praticamente pioneiro com o Audi S3 há 20 anos, acaba de retornar ao mercado brasileiro com demoníaco RS3, que tem como missão dar um “chega pra lá” no Mercedes-Benz A45 AMG, que ser tornou o hatch furioso da atualidade.
Com preço sugerido de R$ 290 mil, o RS3 mantém sob o capô o conhecido motor cinco cilindros turbo 2.5 litros, revisado para entregar 367 cv e um torque anabolizado de 47,5k mkgf, que são distribuídos para as quatro rodas, graças ao sistema de tração integral Quattro e gerenciado pela transmissão automatizada S Tronic de dupla embreagem e sete marchas.
Essa combinação técnica significa que o RS3 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e velocidade máxima de 280 km/h.
No chão
Para garantir o máximo de performance e aderência, o esportivo é equipado com suspensão independente nas quatro rodas com direito a amortecedores com controle de carga eletromagnético.
As rodas aro 19 são calçadas por pneus 235/35 R 19, que fazem dele um kart. E para estancar toda cavalaria, o esportivo ainda conta com discos ventilados 370 mm nas rodas dianteiras.
Oferecido apenas na opção Sportback (quatro portas) o modelo já está disponível para encomenda no Brasil.