(Wahington Alves/Light Press)
A tarefa é árdua. Para muitos, impossível. Mas a evolução na tabela de classificação nas últimas rodadas faz com que os jogadores do Cruzeiro vislumbrem, mesmo de forma tímida, alcançar o G-4. Afinal, apenas seis pontos separaram o time celeste do Santos, quarto colocado.
O objetivo, contudo, é complicado, pois não são apenas seis pontos que separam o Cruzeiro do quarto colocado. Na 11ª colocação, com 44 pontos, se quiser terminar o Brasileirão no grupo de cima, o time celeste terá que superar a pontuação de outros sete concorrentes.
E o que motiva a Raposa a nessa caminhada são os confrontos diretos. Das seis partidas restantes, quatro são contra postulantes ao tão sonhado G-4, que garante vaga na Copa Libertadores de 2016. Depois de encarar o desesperado Avaí, sábado, na Ressacada, os comandados de Mano Menezes enfrentam São Paulo e Sport, no Mineirão, e Palmeiras, em São Paulo, e Internacional, em Porto Alegre.
O tricolor paulista é o quinto colocado deste Brasileirão, com 50 pontos, seis a mais em relação ao time estrelado. Já o rubro-negro ocupa o sétimo lugar, com 49 pontos. O alviverde paulista, por sua vez, está uma posição abaixo, com 48.
Embora a China Azul faça contas, o técnico Mano Menezes adota o discurso de cautela. Para ele, o Cruzeiro, inicialmente, precisa vencer o Avaí para se livrar matematicamente da chances de queda. Depois é que o grupo pode pensar no torneio sul-americano.
“Não gosto de antecipar os fatos. Ainda temos dois ou três pontos a conquistar e sair da pontuação que estabelecemos como objetivo mínimo. Primeiro, vamos sair (escapar matematicamente do rebaixamento). Se isso acontecer no próximo jogo, nossas chances aumentam, e aí sim vamos nos dedicar a esse assunto e ver o que podemos fazer nas últimas rodadas”, enfatiza Mano.
Só vitórias
Com pouco mais de 1% de chance matemática de se classificar para a Libertadores, o Cruzeiro, para pensar no assunto, terá que vencer os seis jogos restantes no Brasileirão.
Caso cumpra a missão, a equipe azul, na última rodada, irá duelar com o Inter, no Beira-Rio. O colorado gaúcho é outro time que luta por G-4. “A gente sabe que está aberta (a disputa pelo G-4), mas também sabe que não está fácil. Tem que ser realista, mas não está fora de cogitação. Vamos viver cada jogo, sempre fazendo nossa parte”, pondera o atacante Willian.