Juiz de Fora confirma morte de macaco por febre amarela e intensifica ações de combate à doença

Ana Cláudia Ulhôa
aulhoa@hojeemdia.com.br
07/03/2017 às 18:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:39

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na Zona da Mata mineira, confirmou nesta terça-feira (7) a morte de um macaco na cidade por febre amarela. No início de janeiro, seis amostras tinham sido enviadas para análise. Com esse resultado, o Estado passa a ter um total de 93 municípios com casos comprovados da chamada epizootias.

Segundo a PJF, ainda não foram registradas pessoas com suspeita da doença em Juiz de Fora. No entanto, para garantir o cerco à febre amarela e tentar impedir que ela chegue à população, algumas medidas já começaram ser tomadas.

A prefeitura informou que no próximo sábado (11) será realizado um dia especial de vacinação. O objetivo é atender aos que têm dificuldade de procurar as undiades durante a semana. 

Em nota a PJF explicou que “nas regiões onde os macacos com confirmação de febre amarela foram encontrados, a vacinação acontecerá de forma ativa, ou seja, além de os moradores poderem ir aos postos para se vacinar, equipes volantes da SS (Secretaria de Saúde) passarão de casa em casa, para garantir que todos estejam imunizados”.

Além disso, a prefeitura garantiu que será feita uma fiscalização rigorosa nas casas, para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela, além do zika vírus e da chikungunya. Equipes médicas também passarão por treinamento para atualização dos protocolos do cartão de vacina.

Caso ocorra algum registro da doença, os atendiemntos serão nas seis unidades de Urgência e Emergência e nas 63 Uaps espalhadas pela cidade. Para atratamento, serão disponibilizados leitos em hospitais conveniados da cidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por