Desabastecimento

Justiça determina que Copasa regularize fornecimento de água potável em Diamantina

Empresa terá 60 dias para apresentação de estudo técnico que identifique as causas do desabastecimento, sob pena de multa

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
27/11/2023 às 17:46.
Atualizado em 27/11/2023 às 17:49
Falta de água vai ocorrer por causa de manutenção programada (Agência Brasil/Arquivo)

Falta de água vai ocorrer por causa de manutenção programada (Agência Brasil/Arquivo)

A Justiça de Minas determinou que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) regularize o fornecimento de água potável em Diamantina, na Região Central de Minas. A empresa terá 60 dias para apresentação de estudo técnico que identifique as causas do desabastecimento e outros 180 dias para adotar as ações necessárias para resolver a questão, sob pena de multa.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (27) e atende um pedido do Ministério Público. Além disso, a Copasa somente poderá realizar a interrupção no fornecimento de água em hipóteses legais excepcionais, após o aviso prévio ao consumidor, sob pena de multa de R$ 50 mi para o caso de descumprimento da obrigação e para as interrupções que se estendam por mais de 24 horas. 

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo Ministério Público após a apuração do órgão constatar que a companhia não está cumprindo com as obrigações contratuais, o que tem gerado grandes transtornos para a população local, a qual tem relatado períodos de mais de 15 dias sem abastecimento regular de água.

Segundo o Ministério Público, a empresa tem prestado um “péssimo serviço público”, e o “desabastecimento na cidade é uma realidade”. O problema, conforme apurado, vem ocorrendo há mais de seis meses, com agravamento da situação nos últimos meses. 

A falta d´água, inclusive, afetou unidades escolares de Diamantina e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o que gerou suspensão de aulas, segundo informado pela Secretaria de Educação e pela universidade ao Ministério Público.

Por meio de nota, a Copasa informou que “o abastecimento do município de Diamantina se encontra totalmente regularizado e que não vai se manifestar sobre o processo judicial em curso”.Leia mais:
Motorista de carreta suspeito de provocar acidente com 12 veículos fugiu do local, diz polícia
Nikolas pede representação contra André Janones em Conselho de Ética por possível rachadinha

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por