mineração

Justiça suspende reunião que votaria tombamento provisório da Serra do Curral após pedido da Tamisa

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/07/2022 às 13:32.
Atualizado em 26/07/2022 às 13:50
As atividades de mineração na Serra do Curral estão suspensas enquanto durarem discussões sobre tombamento estadual (Valéria Marques / Hoje em Dia)

As atividades de mineração na Serra do Curral estão suspensas enquanto durarem discussões sobre tombamento estadual (Valéria Marques / Hoje em Dia)

A reunião do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep) para votar o tombamento provisório da Serra do Curral voltou a ser suspensa, a partir de decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O encontro estava previsto para a tarde desta quarta-feira (27).

Nessa segunda-feira (25), o presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, acolheu, parcialmente e provisoriamente, um pedido da Taquaril Mineração S.A. (Tamisa), empresa que obteve licença do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) para instalação do complexo minerário na Serra do Curral.

A empresa pediu que o magistrado reconsiderasse uma decisão da própria Corte, que suspendia uma liminar favorável à mineradora e autorizava a reunião do Conep para votar o tombamento provisório da serra. 

Esta é a segunda vez que a reunião do Conep é cancelada. Inicialmente, a pauta estava marcada para ser discutida no dia 13 de julho, mas à época também foi suspensa por liminar concedida à Tamisa. 

A nova decisão do TJMG vale até que sejam finalizadas as tratativas para realização de audiências de conciliação e mediação. Foram convocados a participar o Estado de Minas Gerais, o presidente do Ieplha, o presidente do Conep e representantes de Belo Horizonte, Nova Lima, Sabará e Ministério Público. 

A reunião do Conep visa apreciar a Portaria 22/22, que determinou, em 19 de junho, o acautelamento provisório da Serra do Curral. Com a medida, qualquer expansão ou novo empreendimento que provoque impacto na área delimitada necessita de aprovação do Iepha.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por