Falta Sanção de Lula

Lagoa Dourada está prestes a se tornar a ‘Capital Nacional do Rocambole’

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
04/07/2023 às 15:40.
Atualizado em 04/07/2023 às 15:50

Lagoa Dourada, no Campo das Vertentes em Minas, está prestes a receber o título de “Capital Nacional do Rocambole”. A medida consta do Projeto de Lei (PL) 2.209/2021, de autoria do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), que foi aprovado nesta terça-feira (4) na Comissão de Educação do Senado e segue para sanção do presidente Lula, a não ser que haja pedido para análise em plenário.

Na reunião, o projeto foi lido pela relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Segundo a parlamentar, a posição estratégica do município, localizado entre Belo Horizonte, São João del Rei e Tiradentes, contribuiu para popularizar a tradição dessa sobremesa.

“A concessão do título de ‘Capital Nacional do Rocambole’ a Lagoa Dourada proporcionará maior visibilidade a essa importante manifestação cultural e gastronômica do município, o que servirá como impulso não só para a permanência da tradição, mas também para geração de emprego e renda para a população local”, disse Damares.

A cidade mineira possui cerca de 12 mil habitantes e a economia é baseada na pecuária leiteira, produção de hortigranjeiros e, claro, do rocambole. A tradição do doce, de acordo com a justificativa do projeto, remonta a uma família local descendente de libaneses que se tornou famosa na década de 1960, sendo a sobremesa vendida em vários estabelecimentos.

A importância do rocambole de Lagoa Dourada para a economia e a cultura local foi oficializada em 2007, quando o alimento se tornou Patrimônio Imaterial Municipal pelo Inventário do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), resguardado pelo Instituto Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (iepha).

(*) Com Agência Senado.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por