Líder da organização que enviava cocaína para Europa em blocos de granito é preso

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/06/2017 às 11:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:19

A Polícia Federal (PF) em Minas Gerais anunciou a prisão do líder da organização criminosa que enviava cocaína para a Europa em blocos de granito. A organização foi desarticulada em maio, quando foi deflagrada a operação Cullinan. A nacionalidade do suspeito não foi informada. 

De acordo com a PF, a prisão aconteceu na noite desta quinta (29) em Madri, na Espanha. A Interpol foi importante para que fosse cumprido o mandado judicial de prisão preventiva expedido peloa Justiça Federal em Belo Horizonte. Há uma exigência para que o homem seja extraditado.

O suspeito é considerado responsável pela coordenação, supervisão e financiamento de operações de envio e comercialização de cocaína por meio de contêineres marítimos e aéreos entre a América do Sul (especialmente o Brasil) e a Europa.

A partir de dados trocados com a Polícia Nacional da Colômbia, a PF verificou que ele manteria laços com facções do clã do Golfo e Cordillera, coordenando o embarque e comercialização de cocaína por meio de portos, para a venda aos carteis da Espanha, Bélgica e Itália.

Em Madri, ele teria obtido documentos falsos para sair da Espanha, provavelmente para a Itália, de onde tentaria manter seus contatos com traficantes de drogas na Bolívia, no Peru e no Brasil.

A Operação “Culinan” culminou no indiciamento de 15 cidadãos estrangeiros, que integravam organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína para a Europa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por