Apesar da estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte de ampliar o acesso da população ao atendimento médico on-line, em pouco mais de uma semana após a retomada da teelconsulta, houve uma alta taxa de abstenção. De acordo com a PBH, 51% dos adultos não compareceram às consultas virtuais agendadas.
O cenário das abstenções também é preocupante nas marcações para a área de pediatria. Mesmo com a alta procura pelo atendimento das crianças, 43% das teleconsultas pediátricas agendadas não aconteceram.
Conforme o gerente da Rede Ambulatorial Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Mateus Figueiredo, o alto índice de abstenção prejudica quem precisa de atendimento. "Quando o usuário agenda a teleconsulta e não comparece ou realiza mais de um agendamento no dia, a vaga é perdida, não sendo possível reagendar o mesmo horário para outra pessoa", explicou o gerente.
Oferta
Desde 22 de junho, quando o serviço de teleconsulta foi reativado na capital, a Prefeitura já disponibilizou 860 vagas para agendamento. Desse total, 690 teleconsultas foram ofertadas para adultos e outras 170 para o público infantil.
Todos os moradores de BH a partir de 1 ano e cadastrados em Centros de Saúde na capital têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deve procurar a unidade de referência para realizar a inscrição. Os endereços estão disponíveis no portal da PBH. O serviço de consulta on-line é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.
Agendamento
Para a marcação da teleconsulta, basta acessar o portal da PBH e se cadastrar para "Consulta On-line Síndrome Gripal". Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade. No dia e hora agendados, o usuário deve entrar novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
De acordo com o diagnóstico, ele poderá receber orientações de isolamento domiciliar e até receita de medicamento, que é escaneada e enviada no e-mail cadastrado. Com a impressão da receita, o paciente poderá buscar a medicação no Centro de Saúde mais próximo.
Para garantir a assistência aos usuários mesmo após as consultas virtuais, todas as crianças atendidas recebem, pelo menos, uma ligação 24 horas após o teleatendimento para o monitoramento da situação. Já os adultos com síndrome gripal e com critérios de risco recebem o contato da equipe médica em até 48 horas após o atendimento inicial. Todos continuame tendo telemonitoramento, dependendo da evolução clínica.
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