Saiba como doar

Maternidade Odete Valadares pede doações de leite materno para bebês prematuros

Arthur Lage
arthur.lage@hojeemdia.com.br
27/01/2023 às 17:53.
Atualizado em 27/01/2023 às 17:59

A maternidade Odete Valadares, no Prado, região Oeste de BH, está pedindo doações de leite materno para mais de 80 bebês prematuros que necessitam diariamente do alimento para se manterem saudáveis. Segundo a maternidade, o estoque está 30% abaixo do ideal.

"Pedimos a todas as mamães que estão amamentando, e que tenham excedente de leite, que nos ajudem a salvar a vida dos bebês prematuros da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da maternidade e de outros hospitais parceiros. Se você tem alguma amiga que também está amamentando, convide-a para nos ajudar”, pede a psicóloga Maria Hercília Barbosa, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da maternidade Odete Valadares.

Como doar
A coleta do leite materno é feita na casa da doadora. Basta ligar para os números (31) 3298-6008 ou (31) 3337-5678 e o atendimento passará as orientações necessárias. "É realizar um gesto de solidariedade e de amor aos bebês que necessitam do excedente do seu leite. Quanto mais seu bebê mama, mais leite você produz”, ressalta Maria Hercília.

Antes de ser fornecido aos recém-nascidos, o leite recebido pela maternidade passa por um processo de análise e pasteurização, para eliminar possíveis vírus ou bactérias.

Cada litro de leite materno pode alimentar até 10 bebês por dia. Para suprir a demanda mensal, são necessários pelo menos 250 litros.

Segundo a coordenadora, quando o recém-nascido prematuro recebe o leite doado, aumenta significativamente a chance de se recuperar e de ter uma vida saudável. O bebê consegue ganhar peso de forma mais rápida e adquirir proteção contra infecções. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, durante os primeiros seis meses, os recém-nascidos recebam apenas leite materno.

Rede mineira 
Em 2022, 6.742 bebês prematuros nascidos em Minas Gerais se beneficiaram dos mais de sete mil litros de leite materno distribuídos pelos bancos do Estado, segundo estatísticas da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

O Brasil conta com 228 bancos de leite humano e 232 postos de coleta distribuídos por todas as regiões do país. Em Minas, segundo dados da Rede de Bancos de Leite Humano, existem 12 bancos e 31 postos de coleta.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por