Centro de BH

Mercado Novo adia feira de adoção dos gatos que vivem no local e que foram alvo de denúncias

Raquel Gontijo
raquel.maria
03/02/2023 às 18:25.
Atualizado em 03/02/2023 às 18:47

O Mercado Novo, conhecido ponto de encontro na região Central de Belo Horizonte, anunciou, nesta sexta-feira (3), que vai adiar a feira de adoção de gatos que estava marcado para este sábado (4). O objetivo do evento era encontrar um lar para os animais que vivem nas dependências do estabelecimento e que foram alvo de denúncias de maus-tratos e mortes em janeiro deste ano.

Em nota, a administração do mercado informou que a feira foi adiada pela dificuldade em juntar um "número ideal" de felinos para adoção e pela preocupação com o "manejo adequado e humanizado" dos animais.

O condomínio do Mercado Novo disse ainda que entende que os gatos que vivem no local merecem ser tratados com “dignidade” e, por isso, precisam de "uma família amorosa, alimentação de qualidade, cuidados médicos veterinários e controles anuais de vermifugação e vacinação".

Os responsáveis pelo estabelecimento explicam que grande parte dos gatos foram abandonados por antigos tutores e que comerciantes teriam relatado que é comum encontrar filhotes deixados em caixas de papelão no estacionamento.

Em janeiro, denúncias de maus-tratos e mortes de felinos foram encaminhadas à Polícia Civil, mas comerciantes ouvidos pelo Hoje em Dia negaram ter conhecimento desses problemas.

Na época, o condomínio do mercado informou, por meio de nota, que desconhecia as denúncias e que os felinos fazem parte da história do local desde 1963. A estimativa é que existam cerca de 50 gatos nas dependências do estabelecimento, considerado "pet friendly".

Confira a íntegra da nota do Mercado Novo sobre o adiamento da feira de adoção:

Em virtude da dificuldade de reunir um número ideal para adoção, e ainda, por prezarmos pelo manejo adequado e humanizado dos felinos, optamos pelo adiamento do evento de adoção de gatos programado para amanhã, 04 de fevereiro. Seguimos aprimorando os nossos cuidados com os bichanos dentro do Mercado Novo, bem como para com o incentivo contínuo de castração, vermifugação, vacinação e microchipagem realizadas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).
Entendemos que os felinos abrigados nas nossas instalações também merecem ser tratados com dignidade como todo e qualquer pet, e isso inclui uma família amorosa, ambiente ideal para evitar o estresse e garantir o seu bem-estar, alimentação de qualidade e adequada de acordo com a idade, cuidados médicos veterinários sempre que necessário e os controles anuais de vermifugação e vacinação. Por isso, em breve, divulgaremos uma nova data para o evento de adoção, o qual já está pautado nos critérios de boas práticas de uma adoção e de guarda responsáveis.
Na oportunidade, contamos também com a conscientização da população para que não abandonem os animais em nosso estabelecimento. Vale lembrar que a PBH oferece, gratuitamente, a castração de cães e gatos em cinco das suas nove regionais.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por