Concessão

Metrô de BH: ministro diz que projeto de privatização será mantido pelo governo Lula

Arthur Lage
arthur.lage@hojeemdia.com.br
12/01/2023 às 17:08.
Atualizado em 12/01/2023 às 17:23

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse nesta quarta-feira (12) que o projeto de concessão do metrô de BH será mantido pelo governo Lula. A fala acontece após um ofício assinado na última semana por 24 deputados federais e estaduais pedindo a revogação da privatização.

"Lula quer investimentos, e nós vamos modelar os portos, os aeroportos, projetos para atraí-los.  Aqueles que estavam prontos, como o metrô de Belo Horizonte, ocorreram. Nós concordamos que ocorresse", disse o ministro à emissora CNN após encontro no Palácio do Planalto com o presidente da República e o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos).

Na semana passada, 24 deputados do PT, PV, Psol e PCdoB enviaram um ofício a Lula pedindo a revogação da concessão do metrô de BH à iniciativa privada.

Segundo o documento, a intenção era “frear a continuidade da política de desestatização realizada de forma desmedida, apressada e dissociada de qualquer razoabilidade instituída pelo governo Bolsonaro”.

A privatização
O metrô de BH foi concedido ao grupo Comporta Participações SA em 22 de dezembro. A proposta vencedora foi de R$ 25.755.111.

O consórcio ganhador receberá aporte público de cerca de R$ 3 bilhões em 30 anos de contrato. Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), Fernando Marcato, o valor pode ultrapassar RS 4 bilhões em três décadas.

A vencedora do leilão será responsável por modernizar a linha 1 e ampliá-la com a construção da estação Novo Eldorado, além de construir a linha 2, que ligará o Nova Suíça, na região Oeste de BH, à região do Barreiro.  

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por