Tecnologia mineira

Minas Gerais quer ser referência em sustentabilidade e usar a inovação como caminho

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
08/06/2022 às 20:59.
Atualizado em 08/06/2022 às 21:15
 (Wetlands/Divulgação)

(Wetlands/Divulgação)

O caminho da pesquisa em Minas Gerais passa pela busca de tecnologias e processos inovadores na área de sustentabilidade. No evento Vitrine BH-TEC, realizado em Belo Horizonte até quinta-feira (9), amostras de produtos e soluções desenvolvidos no parque tecnológico dão uma amostra do que tem sido feito para alcançar este objetivo.

De acordo com Marco Aurélio Crocco, diretor presidente do parque tecnológico BH-TEC, essa é a oportunidade de futuro. “Somos um espaço multitemático, mas uma intenção é nos tornarmos um centro de referência em inovação para sustentabilidade”, argumentou.

Uma das empresas participantes, a Biosfera, desenvolveu um processo para transformar escória de mineração em fertilizante.

A tecnologia já resultou, inclusive em criação de fábricas de fertilizantes feitas e adaptadas especificamente para utilizar este tipo de insumo. “Nosso objetivo é transformar lixo em recurso e estamos tendo sucesso”, avaliou Henrique Eleto, representante da empresa.

Outro exemplo é a “Wetlands Contruídos”, sediada no BH-TEC e que expõe suas soluções no Vitrine. A empresa propõe soluções para o tratamento de esgotos através de áreas alagadas, onde o tratamento é feito de forma sustentável.

“O maior benefício dessa tecnologia é a simplicidade de operação. Por se tratar de uma tecnologia que é baseada em processos naturais, ela possui baixo custo, pois não utiliza energia elétrica, produtos químicos ou grandes exigências de mão-de-obra", explica o sócio-diretor da Wetlands, Breno Cota.

A mostra Vitrine BH-TEC é realizada no prédio da BH-Tec, no bairro Engenho Nogueira, na região Noroeste da capital, e possui uma agenda de palestras abertas ao público, além da mostra de produtos.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por