Chuva e trovoada devem ocorrer a partir da tarde de hoje (Fernando Michel/Hoje em Dia)
Após uma onda de calor atingir Minas Gerais, o estado poderá voltar a ter chuvas a partir desta terça-feira (19). Com o fim da onda de calor prevista para esse domingo (17), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações poderão trazer um alívio para os mineiros.
De acordo com o meteorologista do Climatempo, Ruibran dos Reis, até o final do ano chuvas e pancadas de chuvas serão comuns em Minas. A partir de terça precipitações já poderão ocorrer nas regiões Norte, Nordeste e Leste do estado.
Na Região Metropolitana, as chuvas devem reaparecer à partir de quarta-feira (20). Triângulo Mineiro e Zona da Mata também devem receber a queda d’água.
“Essa massa de ar quente que está atuando sobre Minas e mais alguns estados vai enfraquecer e com isso até o fim do ano não tem mais previsão dessa ausência das chuvas. Até o fim do ano vamos ter chuvas localizadas no nosso estado”, disse Ruibran.
Apesar da previsão de alívio ao longo da semana, o início dela ainda deverá contar com as altas temperaturas. Segundo o Inmet, nesta segunda-feira (18) Minas Gerais pode alcançar os 40ºC, enquanto a mínima ficará em 14°C.
Já na capital mineira, o céu deverá ser parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoada isoladas. A máxima será de 34°C e a mínima de 17ºC.
Onda de calor
Na última quarta-feira (14), o órgão anunciou o início da onda de calor que atingiu diversos estados, incluindo Minas. Por conta desse fenômeno, a temperatura ficou 5°C mais alta. Em algumas cidades no norte mineiro chegaram a marcar 41°C nesse sábado (16).
Ao menos 833 cidades de MG foram afetadas pelas altas temperaturas. Na capital mineira, a maior temperatura registrada durante esse período de quatro dias foi 33°C, segundo a Defesa Civil.
A primeira onda de calor em Minas Gerais este ano ocorreu entre os dias 23 e 26 de agosto, quando a temperatura média atingiu os 38°C. As mais recentes ocorreram em novembro e neste mês de dezembro.
Leia mais:
Motorista morre após carreta capotar na BR-135, na Região Central de Minas
Betim investiga mortes por hepatite alcoólica; whisky artesanal é alvo