IMUNIZAÇÃO

Ministério da Saúde amplia quarta dose da vacina contra Covid-19 para maiores de 40 anos

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
20/06/2022 às 11:55.
Atualizado em 20/06/2022 às 12:19
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (20) a liberação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para brasileiros acima de 40 anos. Para receber a dose de reforço é necessário ter recebido a terceira dose há, pelo menos, 4 meses.

A recomendação é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, conforme a disponibilidade nos estoques de estados e municípios. 

Até agora, o ministério havia liberado essa dose apenas para pessoas com 50 anos ou mais, além de imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.

A decisão da pasta tem em vista a recomendação dos integrantes do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações formalizada na última semana. 

Vacinados com a Janssen

O governo federal também liberou mais doses para quem tomou Janssen. As vacinas recomendadas para as doses de reforço são AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Pessoas com 40 anos ou mais, que iniciaram a imunização com a dose única da Janssen, podem tomar a segunda dose de reforço (4ª dose) após o intervalo de quatro meses do segundo. 

Já a faixa etária de 18 a 39 anos pode receber a terceira dose de reforço do imunizante contra a Covid-19. 

O Hoje em Dia entrou em contato com o governo do Estado e a Prefeitura de BH sobre quando vão iniciar a aplicação das doses para a faixa etária liberada e aguarda retornos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por