CHUVA

Moradores contabilizam prejuízos após terem casas invadidas pela lama na Pampulha

Famílias também reclamam de cratera em rua da região

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
02/01/2024 às 14:04.
Atualizado em 02/01/2024 às 15:04
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

O segundo dia do ano começou sem chuva no bairro Santa Terezinha, na Pampulha. Mas moradores seguem contabilizando os prejuízos causados pelo temporal que atingiu o bairro na segunda-feira (1). Alguns perderam colchões, eletrodomésticos, roupas e móveis. Além dos estragos, o cenário é de muita sujeira, com lama espalhada pelas casas, comércios e ruas. 

Morador do Santa Terezinha, Gilberto de Souza, de 49 anos, é um dos moradores atingidos. Segundo ele, na hora da chuva foi só desespero. A correnteza provocada pelo temporal invadiu a residência. As pessoas tiveram que sair às pressas.  

“Tivemos que subir todos para a casa do meu irmão, que é mais alta. Tive que colocar uma escada para minha filha, grávida, poder subir, junto com as crianças. Para sair de dentro de casa, tivemos que sair pela janela”, conta Gilberto.

Além da forte chuva, o morador diz que uma obra na rua Felício dos Santos, perto de onde mora, teria a agravado a situação. Lá, uma cratera se abriu.

“Subiu de uma vez. Veio a água dessa obra. Desceu o barro todo pra cá. O córrego transbordou e  juntou aqui com essa correnteza. Eu tenho uma placa de contenção no lote, mas a água ainda passou por cima dela. Ano começou todo avacalhado, arrebentou com a gente”, relata.

Cratera prejudica comércio

Morador da rua Felício dos Santos, onde está a cratera, Diego dos Santos também reclama. Segundo ele, o buraco se deve a uma obra - supostamente inacabada -, que prejudica as famílias e o comércio da região.

“Está uma vergonha. A prefeitura começou a trabalhar aqui e só fez o buraco. Não asfaltou nem nada, está atrapalhando o comércio. Já tem mais de uma semana que o pessoal está sem trabalhar”, diz. 

Procurada pelo Hoje em Dia, a PBH informou que a obra é de responsabilidade da Copasa. Já a companhia de saneamento ainda não se manifestou sobre o caso.

*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por