Moradores do Isidoro e Nelson Mandela fecham Afonso Pena em protesto

Hoje em Dia
02/02/2015 às 10:54.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:52
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

Cerca de 60 moradores de ocupações na região do Isidoro e da Nelson Mandela manifestam na manhã desta segunda-feira (2) em frente à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no Centro da capital mineiro. A avenida Afonso pena encontra-se fechado nos dois sentidos.

A BHTrans se desloca para fazer desvios no local e a Polícia Militar (PM) também foi acionada para dar suporte. Até o momento o protesto segue pacífico.

Os manifestantes pedem a suspensão provisória do despejo da ocupação Nelson Mandela que, segundo eles, está marcada para esta terça-feira (3) e cobram da PBH uma "postura mais sensata e humana diante de conflito instaurado contra as ocupações urbanas dos sem-teto de BH", afirmou um dos membros.

A manifestação objetiva representantes que se reúnem na Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, para negociarem com o novo Governo do Estado (PT), uma saída o conflito que envolve as ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitóra, envolvendo as cerca de 8 mil famílias que residem nesses locais.

Participando da Mesa de Negociação o chefe de gabinete do secretário de Planejamento, Helvécio Magalhães, o presidente da COHAB Claudius Vinicius, mais a Defensoria Pública de MG, a promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público, representantes das três ocupações urbanas, dos movimentos sociais, membros da Associação dos Arquitetos Sem Fronteiras (ASF) e professores apoiadores da PUC Minas.

Representantes das ocupações defendem como solução a proposta construída em conjunto com arquitetos da ASF e do Escritório de Integração da PUC, que inclui a manutenção, sob o domínio das ocupações Esperança e Vitória, cerca de 70% de seus territórios atuais. Os outros 30% da área seriam desocupados espontaneamente para viabilização do empreendimento planejado pela Direcional S.A que deve ser redimensionado e compatibilizado com a manutenção das famílias das ocupações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por