Volume pode chegar a 2,35 m

Nível do Rio Doce sobe e Defesa Civil de Governador Valadares emite 'alerta amarelo'

Marina Proton*
mproton@hojeemdia.com.br
18/02/2022 às 13:02.
Atualizado em 18/02/2022 às 13:03
 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Em razão das chuvas que seguem intensas em toda a bacia do Rio Doce, a Defesa Civil de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais, alertou que o nível de água voltou a subir, podendo chegar a 2,35 metros no fim desta sexta-feira (18). Por volta das 12h, o volume registrado pela régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) era de 2,17 m.  

Com o aumento do nível, o órgão emitiu um alerta amarelo, orientando que a população, já historicamente afetada pelas cheias, siga “mantendo as ações preventivas de segurança e atentas aos canais oficiais de comunicação da prefeitura”. 

Ainda segundo a Defesa Civil, há risco de refluxo em ruas dos bairros São Tarcísio e Santa Rita (Baixa do Quiabo). Em caso de emergência, os moradores desses locais devem acionar as equipes por meio do telefone 199. 

No último domingo, a prefeitura do município do Vale do Rio Doce havia informado que o volume das águas estava estabilizando, com 2,52 metros na régua do Saae, mas com tendência de queda. A situação, no entanto, se reverteu com as chuvas que atingiram a região e a bacia do rio.

Previsão do tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em todo o Estado a previsão para esta sexta-feira é de céu encoberto e pancadas de chuva, às vezes fortes, com trovoadas isoladas no Noroeste, Norte, Central, Metropolitana, Zona da Mata, Mucuri e Rio Doce. Demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Segundo o Inmet, o predomínio de uma massa de ar instável, quente e úmida sobre o Brasil central deixa o tempo com muitas nuvens e ocorrência de pancadas de chuva em Minas. 

(*) Com Agência Brasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por