No verão, veias se dilatam mais; incômodo aumenta para quem tem varizes

Flávia Ivo
fivo@hojeemdia.com.br
11/12/2017 às 06:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:07
 (Angiogold/Divulgação)

(Angiogold/Divulgação)

O calor do verão faz com que aqueles que têm vasinhos incômodos ou varizes sofram mais com os sintomas corriqueiros, revela Carlos Eduardo Jorge, diretor da AngioGold Angiologia Estética e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. “As veias se dilatam mais e os pacientes sentem dores, inchaço e cansaço nas pernas”, aponta o médico.

Tratar desses problemas neste período pode não ser o mais confortável, explica o angiologista, apesar da evolução dos tratamentos. “Nos dias atuais, o uso do laser, tanto para tratar safenas como vasinhos, associado ou não ao tratamento com esclerosantes (como a espuma densa), tem trazido excelentes resultados, diminuindo a necessidade de cirurgias”, coloca Jorge.

Foi a opção que fez a auxiliar administrativa Juliana Villela, de 44 anos, que desde sempre sofreu com varizes. “O incômodo sempre existiu, mas não queria operar de forma alguma. Pesquisei na internet e encontrei a alternativa do laser. Já na primeira sessão, percebi resultados muito satisfatórios”, expõe.

Apesar de ter uma boa autoestima e não sentir-se mal com as varizes aparentes, Juliana afirma que antes do laser não usava shorts, apenas vestidos. No entanto, agora, está pronta. “Vou curtir uma piscina e os finais de semana neste verão, já que não tenho férias neste momento”, diz.

Prevenção

Cuidados diários e atividades físicas adequadas podem ser adotados por quem já tem varizes e pelas pessoas que desejam prevenir o problema.

“A atividade física é uma grande aliada na melhora dos sintomas. Junto a isso, quem pratica ginástica regularmente, geralmente, mantém uma alimentação saudável, colaborando para o peso ideal. Esses fatores associados podem, sim, diminuir ou atenuar o desenvolvimento das varizes”, destaca o angiologista Carlos Eduardo Jorge.

Conforme a coordenadora de ginástica da Power Cycle, Tatiana Stucchi, a atividade física ajuda a melhorar a circulação sanguínea. “Desde que autorizadas pelo médico, qualquer atividade pode ser realizada por quem tem problemas com vasinhos e varizes. Corrida, atividade funcional, musculação, natação, jogos coletivos, todos podem ser praticados sem preocupação”.

Entretanto, existem aquelas atividades não recomendadas para estes pacientes. “Aquelas com uso de carga muito alta podem ser contraindicadas nesse caso, mas apenas o médico poderá avaliar isso. Corridas de longa distância, atividades de muito impacto, tudo isso pode ser contraindicado, mas cada caso deve ser analisado individualmente”, conclui. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por