Brumadinho

ONG pede ‘carona solidária’ para levar participantes à Serra da Moeda e realizar o abraço simbólico

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
06/04/2023 às 19:13.
Atualizado em 06/04/2023 às 19:36

A ONG Abrace a Serra da Moeda fará mais uma ação de conscientização em prol da conservação da importante área verde, em Brumadinho, na Grande BH. O encontro acontece no feriado de 21 de abril. O local, com cerca de 800 hectares, é ameaçado por mineradoras e empreendimentos imobiliários e industriais, segundo a entidade.

Além da proteção da fauna e da flora da região, nas profundezas da serra está o aquífero Cauê, um dos maiores mananciais de água doce de Minas, responsável pelo abastecimento de comunidades em Brumadinho, BH e região metropolitana.

No lado oeste da serra, segundo o ambientalista e membro da ONG, Cleverson Vidigal, há 32 nascentes.

O problema, de acordo com o ambientalista, é que, há 10 anos,  nesse local, que não possui proteção legal de Brumadinho, foi realizado um zoneamento para empreendimento imobiliário.

Vidigal explica que, para ser protegida pela legislação municipal, o Executivo deve criar um plano de manejo, com uma série de estudos geológicos, botânicos, entre outros, para delimitar e proteger legalmente áreas da serra.

Conscientização e proteção
Para chamar atenção das autoridades, do poder público e da população, a ONG realiza, anualmente, desde 2008, o evento “Abrace a Serra da Moeda”. De 2020 a 2022, o abraço simbólico foi substituído por edições virtuais em função da pandemia de Covid-19, mas retorna este ano.

Historicamente, a mobilização reúne cerca de 500 pessoas. No entanto, em 2023, apesar de ter solicitado à Prefeitura de Brumadinho, a organização do evento não conseguiu a locação de cerca de 13 ônibus, para transportar o público.

Agora, a ONG está contando com caronas solidárias para levar os participantes até o local conhecido como “Topo do Mundo”, no cume da serra, para formar o cordão humano e realizar o abraço simbólico.

“Esse ato é em defesa da Serra da Moeda, em defesa da água, da preservação das nascentes e do aquífero Cauê. Estamos protegendo o território e as águas de Brumadinho. É um interesse da cidade, quem tem a serra como cartão-postal. Mas não vamos desistir, nossa luta continua”, comenta Cleverson Vidigal.

O Hoje em Dia entrou em contato com a Prefeitura de Brumadinho e aguarda retorno.

Abrace a Serra da Moeda
Data: 21/4
Horário: a partir das 10h
Local: rampa de voo livre no Topo do Mundo, em Brumadinho.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por