Irregularidades

Operações de fiscalização já recolheram 16 ônibus do transporte público em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
27/07/2023 às 12:21.
Atualizado em 27/07/2023 às 12:47
 (Reprodução/PBH)

(Reprodução/PBH)

Dois ônibus foram retirados de circulação após operação conjunta da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), BHTrans e Guarda Municipal nos bairros São Geraldo, na região Leste, Goiânia e Estação São Gabriel, na Nordeste, nesta quinta-feira (27).

Conforme a Prefeitura de BH,  a ação faz parte de estratégia de intensificação da fiscalização dos coletivos do transporte público da capital.  Hoje, ao todo seis veículos foram abordados e dois que não portavam autorização de tráfego foram recolhidos para a garagem. 

Durante a operação foram emitidas 19 autuações. Algumas das irregularidades encontradas foram: elevador com defeito, freio de porta com mau funcionamento, falta de luz de seta, luz de freio e farol com defeito.

Balanço

Nas operações realizadas na última semana de maio e neste mês, segundo o executivo municipal, 218 veículos foram abordados, sendo gerados 247 autuações pelo Regulamento do Transporte Coletivo e 33 autuações pelo Código de Trânsito Brasileiro aplicadas. Foram recolhidos para o pátio do Detran 16 ônibus.

Fiscalização 

A PBH informou que a fiscalização de itens de segurança foi orientada principalmente pelas reclamações dos usuários que chegam, pelo Whatsapp e PBH App. "As ações têm ocorrido ao longo dos itinerários das linhas, nas estações do MOVE e nas vias do entorno. Os veículos que não estão em condições adequadas de operação têm as autorizações de tráfego recolhidas, são autuados e, em alguns casos, removidos para o pátio do Detran", disse a BHTrans em nota. 

Para voltar a operar, segundo a autarquia, os ônibus flagrados com irregularidades precisam passar por vistoria técnica para verificar se os problemas foram sanados. Só assim recebem nova autorização de tráfego. 

"As fiscalizações são rotineiras. Ocorrem no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), pelo SITBUS , um sistema que conectado ao GPS dos ônibus, acompanha cada viagem do transporte coletivo. Mas também são feitas em campo justamente para garantir a continuidade e a segurança da prestação dos serviços para a população", enfatizou. 

Denúncias podem ser feitas por meio do PBH APP, do  WhatsApp: (31) 98472-5715 e também no Portal de Serviços. É fundamental que seja indicado o número da linha, o horário e, se possível, o número do veículo para melhor direcionar as equipes de fiscalização.

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