Operação 'Embaixador'

PC recupera 70 celulares e prende suspeitos de integrar quadrilha especializada em furto de telefone

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
20/03/2023 às 16:40.
Atualizado em 20/03/2023 às 18:37

Cinco pessoas foram presas e 70 celulares recuperados nesta segunda-feira (20), como resultado da operação “Embaixador” da Polícia Civil, que investiga uma quadrilha especializada em furtos durante grandes eventos. Foram identificados 17 suspeitos na operação.

De acordo com o delegado de Polícia Civil Thiago Henriques, as investigações se iniciaram em 18 de novembro de 2022, em Ipatinga, no Vale do Aço, após um grande show na cidade. Durante o evento foram registrados ao menos 30 ocorrências de furtos, com 21 celulares recuperados.

Polícia Civil faz coletiva para divulgar operação que prendeu integrantes de uma quadrilha de furto de celular (Pedro Melo / Hoje em Dia)

Polícia Civil faz coletiva para divulgar operação que prendeu integrantes de uma quadrilha de furto de celular (Pedro Melo / Hoje em Dia)

Durante as buscas por esses aparelhos, os policiais descobriram que eles estavam sendo encaminhados para Belo Horizonte, onde passavam por processo de desbloqueio e revenda.

Com os alvos definido, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão na capital e em Ipatinga. A operação recuperou 70 celulares e cinco pessoas foram encaminhadas para uma delegacia.

Entre os detidos estão dois suspeitos de serem os mentores da quadrilha. Eles seriam receptadores dos aparelhos em BH e responsáveis pelo desbloqueio. Na casa de um deles, em Santa Luzia, na região Metropolitana, foram encontrados cerca de 50 celulares.

Modo de agir
De acordo com as investigações da PC, a quadrilha agia nas cidades de Minas que recebiam grandes eventos. Os principais alvos eram mulheres. Os criminosos esperavam a possível vítima ir ao banheiro e, na hora em que saía, eles criavam uma espécie de aglomeração, obrigando a pessoa a passar no meio. Nesse momento o celular era furtado.

Para entrar nos eventos, os investigados usavam ingresso falsificado, fabricados até com papel-moeda.

Posteriormente os bandidos entravam em contato com as vítimas por SMS, como se fossem a fabricante do celular, solicitando dados pessoais e do aparelho. Acreditando que estavam falando com a empresa, as vítimas repassavam dados, o que facilitava o desbloqueio do telefone.

No último sábado (18), BH recebeu um megashow no Mineirão. E no local também foram registrados furtos de celulares com o mesmo modus operandi da quadrilha. A PC acredita que essas ocorrências possam ter ligação com a quadrilha que está sendo investigada. Ao menos 13 furtos de aparelhos ocorridos no evento de sábado já foram registrados.

Recomendações 
A Polícia orienta que em locais de grande aglomeração as pessoas fiquem sempre alertas em relação aos pertences, não os deixando em evidência. Em casos de furto, é recomendado que seja registrado o boletim de ocorrência e informado o número de IMEI do celular, o que garante a retirada do aparelho na delegacia, caso seja recuperado – esse número també é usado para bloquear o telefone.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por