Diretos Humanos

Pessoas em situação de rua podem tirar documentos e fazer denúncias nesta terça

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/04/2022 às 21:04.
Atualizado em 19/04/2022 às 01:14
 (FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

Belo Horizonte tem o maior número de pessoas em situação de rua em todo o estado. E, nesta terça-feira, cerca de 600 pessoas poderão tirar a 2ª via da certidão de nascimento ou de casamento. Também estarão disponíveis emissão, regularização e transferência de título de eleitor, emissão de documentos, atendimento previdenciário e socioassistencial. 

Além disso, na nova edição da Rua de Direitos, elas terão atendimento previdenciário e socioassistencial, atendimento psicológico e roda de conversa sobre Direitos Humanos.

A Ouvidoria do Ministério Público de Minas vai receber denúncias do público e manifestações. E representantes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário (CAO-DH) vão oferecer orientação para a população de rua sobre direitos.

O projeto, que ficou suspenso por mais de dois anos, por causa da pandemia, será realizado das 9h às 15h, no Centro Pop Leste, que fica na rua Conselheiro Rocha, 351, no bairro Floresta, na região Leste da capital.

A Rua de Direitos é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE-MG), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (RECIVIL), Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua (INAPER), Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Milton Campos e Programa Pólos de Cidadania (UFMG).

Triste ranking

Um levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a população em situação de rua e do Programa Transdisciplinar Polos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) feito a partir de dados de dezembro de 2021 – , mostra que Belo Horizonte lidera o ranking de pessoas em situação de rua, com 9.157 pessoas

Em seguida vem Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 654 e Contagem com 622.  44 municípios que registram os maiores percentuais somam juntos 16.151 pessoas em situação de rua. No estado, que tem 853 municípios, são 18.728 pessoas morando nas ruas. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por