A Vigor Alimentos comprou 50% da Itambé por R$ 410 milhões, divulgou nesta quinta-feira (22) a empresa. Pelo acordo assinado, a Vigor promete investir a quantia na Itambé Alimentos e a CCPR (Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda.), dona da marca, vai manter os 50% restantes da empresa.
A conclusão da operação ainda está sujeita à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A Itambé foi criada a partir dos ativos e passivos operacionais e contratos relacionados ao processamento, à distribuição, ao marketing e à comercialização de produtos lácteos e refrigerados da CCPR.
O investimento na Itambé vai acelerar a execução do plano estratégico da Vigor, incluindo a expansão para importantes mercados, como os de Minas Gerais e Rio de Janeiro, disse a empresa em nota.
Segundo a Vigor, as regiões focadas são complementares às principais áreas de atuação da companhia -Estado de São Paulo- e os produtos da Itambé contribuem para diversificar as categorias, como leite em pó, iogurtes e requeijões.
Outro fator positivo, segundo a empresa, é o acesso a um volume significativo de leite -3 milhões de toneladas por ano- de alta qualidade para fomentar o crescimento dos negócios. A Itambé conta hoje com cinco fábricas, sendo quatro em Minas Gerais e uma em Goiás.
Os processos operacionais e administrativos da Itambé continuarão independentes, informa a Vigor, e os resultados oriundos do investimento serão consolidados nas demonstrações financeiras da empresa.