Depois de reinar só, EcoSport precisa se renovar

Sérgio Melo - Especial para o Auto Papo
Publicado em 21/11/2015 às 12:27.Atualizado em 17/11/2021 às 03:01.
 (Sérgio Melo / Especial para o Auto Papo)
(Sérgio Melo / Especial para o Auto Papo)

Com a enxurrada de novos concorrentes, o EcoSport mostra seus valores para não ser esquecido. Em boa forma desde a última plástica, em 2012, muita coisa mudou, como, por exemplo, o pneu na tampa traseira que caiu de moda.

Além de apostar na confiabilidade e segurança consolidadas nos últimos 10 anos, a linha 2016 traz o novo motor 1.6, com 16 cavalos a mais e que aumentou a dúvida: “1.6 ou 2.0” ?
A versão testada “FreeStyle” 1.6 (automática) custa R$ 76.900. Para o motor 2.0, você paga 9 mil a mais pela versão “Titanium”, com quatro 4 air bags extras, assentos em couro e ar-condicionado digital.

No desempenho, apesar de o 1.6 ser mais lento e “pesadão” nas arrancadas e retomadas, em altas rotações a dinâmica é praticamente a mesma. No posto, o 1.6 consumiu, em média, 14% menos.

Problema no Ecosport e outros Ford com câmbio automático é a caixa Powershift, com muitas reclamações de usuários e que obrigou a Ford a conceder quatro anos de garantia para sossegar o mercado.

ECOSPORT

O QUE É?

Utilitário esportivo – SUV “Light”, sem tração 4X4.

 

Ecosport

 

ONDE É FEITO?
Brasil, Camaçari - BA

QUANTO CUSTA?
A versão testada “FreeStyle 1.6” com transmissão automatizada de dupla embreagem custa R$ 76.900. A mais simples, manual e com 115 cv sai por R$ 65.900.

 

Ecosport

 

 

COM QUEM CONCORRE?
As principais opções custam (a partir de): Jeep Renegade (R$ 72.900), Honda HRV (R$ 73.700) e Renault Duster (R$ 63.590).

COMO ANDA?
Potência 131 cv, torque de 16,1 kgf.m, máxima de 189 km/h e 0 a 100 km/h em 11,8 seg. Arrancadas e retomadas preguiçosas, mas bom desempenho esticando-se as marchas. Apesar da maior altura, não se inclina muito nas curvas. A suspensão firme absorve bem as irregularidades de nossas vias e encara os quebra-molas “numa boa“. A transmissão automática com dupla embreagem, 6 marchas e irritante comando manual na alavanca e não no volante, comportou-se muito bem, de forma ágil e suave.

 

Ecosport

 

 

COMO BEBE?
Abastecido com etanol, o consumo médio foi de 5,6 km/l na cidade e de 8,7 na estrada.

ESPAÇO INTERNO
Conforto para quatro adultos e uma criança, com bastante espaço para os joelhos de todos. A posição elevada dos assentos, como as mulheres tanto apreciam, além de transmitir segurança, proporciona melhor aproveitamento de espaço. O porta-malas com apenas 362 litros é um dos menores entre os concorrentes. Mais adequado para a bagagem usual de até três passageiros. Rebatendo-se o encosto do assento traseiro, quando a capacidade salta para 705 l, é fácil o transporte de objetos maiores, devido à enorme porta traseira com abertura descomplicada.

 

Ecosport

 

 

SEGURANÇA:
Cinco estrelas para a segurança de adultos (nota máxima) e 3 para crianças, no LatinNCAP - instituto independentes uruguaio que verifica o nível de proteção de veículos novos comercializados na America Latina em colisões.

 

 

Ecosport

 

 

MERCADO:
Os primeiros colocados nos emplacamentos em outubro, foram: Renegade 5.623, HRV 5.448, Duster 3.053 e EcoSport 2.333.

Pontos positivos:
Economia / Conforto / Estilo

Pontos Negativos:
Porta-malas / Câmbio Powershift / Desempenho

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