A partir da próxima segunda-feira (8), Belo Horizonte recebe oficinas de maquetes de construções dos quatro prédios que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha. As ações serão realizadas no Museu de Arte da Pampulha até o dia 22 de agosto no Museu de Arte da Pampulha e posteriormente na Casa Kubitschek.
Serão disponibilizadas 9.600 vagas para crianças, jovens e adultos da capital, sendo que parte dos lugares está reservado para estudantes de escolas públicas da rede municipal. As oficinas ensinarão a construir maquetes da Igreja São Francisco de Assis, o Iate Tênis Clube, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile.
Para o público geral são oferecidas 1920 vagas para as oficinas que ocorrem nos dias 13, 23 a 27 de agosto e também no dia 3 de setembro. Para participar, basta retirar um voucher gratuito disponível na internet. Para achar o evento, é preciso pesquisar pelo projeto “Conhecer para Cuidar”.
Além do Museu de Arte da Pampulha e da Casa Kubitschek, a Praça Geraldo Damata Pimentel também recebe uma carreta do projeto que vai atender 160 pessoas por dia durante todo o mês.
A expectativa do projeto é montar 960 maquetes do Conjunto Moderno da Pampulha de forma coletiva. Cada participante ainda vai receber um kit paper-toy para levar e construir uma maquete própria dos prédios do novo Patrimônio Cultural da Humanidade.
O projeto Conhecer para Cuidar foi criado em 2013 e é desenvolvido pelo Grupo Asas – Educação, Cultura e Meio Ambiente. Objetivo da ação é promover a educação patrimonial e a valorização das edificações e conjuntos arquitetônicos do país. A iniciativa já entregou 21 maquetes de conjuntos famosos no país, como o Museu da Imigração de São Paulo, o Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro e a Igreja Nossa Senhora da Piedade, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.