Hoje é dia de basquete masculino da melhor qualidade no Poliesportivo Só Marcas (Rua Manila 425, Bairro Estrela Dalva, em Belo Horizonte). A primeira rodada do quadrangular que abre o Mineiro Masculino Adulto, às 19h, terá em ação vários jogadores com história e títulos pela Seleção Brasileira e até mesmo o primeiro atleta mineiro a atuar na NBA. Os três representantes do estado ganham a companhia do Uniceub, de Brasília, que se prepara para a disputa do NBB. A noite marca ainda a estreia do Contagem Towers, que pretende consolidar o nome da cidade da Grande BH na modalidade.
A rodada dupla começa com o confronto entre o time candango e o Ginástico/Olympico, que vem do promissor terceiro lugar na Liga Ouro do LDB (a Liga de Desenvolvimento Sub-22) e mantém a base jovem. Um bom teste para o grupo comandado pelo técnico Jefferson Teixeira, já que, do outro lado, estarão o ala/pivô Guilherme Giovannoni; o armador Fúlvio e o pivô Fab Melo, que reencontra o Ginástico, que o revelou.
Natural de Juiz de Fora, 2,13m e 26 anos Fabrício se transformou em destaque da Universidade de Syracuse na NCAA; foi escolhido no draft de 2012 pelo Boston Celtics, mas fez apenas seis partidas – depois de atuar na D-League, a liga de desenvolvimento do basquete profissional dos EUA, optou por voltar ao Brasil.
No jogo de fundo, às 21h, será a vez de o Contagem Towers medir forças com o Minas. Curiosamente, a maior experiência está do lado dos estreantes, que contam com o ala/pivô Wanderson, um dos idealizadores do projeto, e o pivô Alírio, ambos ex-MTC (o técnico é Alexandre Arantes). Já o clube da rua da Bahia, comandado por Cristiano Grama, mantém o grupo que atuou no LDB, reforçado pelo pivô Wesley BH.
Os ingressos custam R$ 5, com meia-entrada para estudantes e entrada gratuita para menores de 13 anos. Amanhã, será a vez de Minas x Uniceub (16h) e Contagem x Ginástico/Olympico (18). No domingo o quadrangular se encerra com Uniceub x Contagem (12h) e Ginástico/Olympico x Minas (às 17h, no Ginásio do Olympico, na Serra.) (RG)