Bairro União

População reclama de filas e longa espera no último dia para atualizar o CadÚnico, em BH

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
11/11/2022 às 12:36.
Atualizado em 11/11/2022 às 13:07

A sexta-feira (11) marca o último dia para o recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico). Moradores de Belo Horizonte reclamam de longas filas e espera.

Este ano, o governo federal chamou as famílias cuja última atualização cadastral aconteceu nos anos de 2016 e 2017. Segundo a prefeitura, a informação acabou confundindo parte das famílias que, com medo de perder o auxílio, foram até as unidades sem necessidade.

A aposentada Maria da Conceição, de 69 anos, foi ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do bairro União para acompanhar uma amiga que buscava criar o cadastro. Elas chegaram na fila às 5h.

“Vim ajudá-la a conseguir o auxílio. Viemos ontem e não conseguimos, mandaram a gente voltar hoje. Chegamos cedo e a fila já estava dobrando a esquina. Peguei minha senha para fazer a entrevista e espero conseguir pegar o auxílio”, disse.

Quem estava no Creas para atualizar os dados do CadÚnico foi afetado pelo tamanho das filas. A doméstica Karina Cristina foi até a unidade pela terceira vez e esperava ser atendida.

“Cheguei às 5h30 e estou rezando para ser atendida. Preciso atualizar meu cadastro e não consegui ainda, não tem site e tenho que ficar vindo aqui e voltar pra casa sem ser atendida”, disse.

Segundo a Prefeitura de BH, pessoas que não contemplam o público-alvo do recadastramento - quem não atualiza desde 2016 e 2017 - não precisam ir até a unidade, pois isso pode ser feito a qualquer momento. No município, os 35 pontos que realizam atualização, revisão ou novos cadastros seguem com atendimentos normais, segundo a PBH.

CadÚnico

É a segunda vez que o prazo para o término do recadastramento é adiado. As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.

Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município. Programas sociais como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem dependem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por