Desocupado

Prédio do antigo hotel Othon Palace, que pegou fogo nesta sexta, ainda não tem destinação

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
24/02/2023 às 18:00.
Atualizado em 24/02/2023 às 18:28
 (Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

O famoso edifício do hotel Othon Palace, no Centro de Belo Horizonte, voltou a ter o foco das atenções nesta sexta-feira (24), após um incêndio atingir ao menos 19 andares. O fogo teria começado na rede elétrica durante preparação para vistoria de manutenção e adequação às normas de incêndio do Corpo de Bombeiros. Recentemente, o prédio foi leiloado e, desde então, segue inativo e ainda sem destinação.

A empresa Alffa Imobiliárias, com sede na capital, arrematou o prédio por cerca de R$ 32,4 milhões em 2021. A partir daí, o local recebeu apenas visita de funcionários responsáveis pelas manutenções, sejam elas de limpeza ou estruturais. Na tarde desta sexta, o local estava vazio quando ocorreu o incêndio.

Principal hotel de luxo de BH nas décadas de 1980 e 1990, e ícone arquitetônico da região Central, o edifício do Othon Palace segue como estrutura vazia, sem definição sobre seu futuro. Ainda não se sabe se pode voltar a ser um hotel, já que a empresa que o adquiriu não é do ramo hoteleiro.

História
Com atividades paralisadas desde 2017, o Othon Palace foi inaugurado em 1978 para ser o primeiro hotel de luxo de BH. Com localização privilegiada – na esquina da avenida Afonso Pena com a rua da Bahia, em frente ao Parque Municipal – era referência no setor hoteleiro da cidade, com apartamentos luxuosos no padrão quatro estrelas. Ele hospedou muitas celebridades ao longo de sua história.

O prédio possui 320 unidades habitacionais que variam de 30 a 46 m², distribuídas em 27 andares, além de 15 salas para convenções com capacidade para mais de 1,2 mil pessoas. O eifiício conta ainda com bares, restaurantes, terraço com piscina e dois subsolos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por