Região Centro-Sul

Prefeito de BH anuncia aquisição do prédio do colégio Imaculada Conceição por quase R$ 50 milhões

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/06/2023 às 20:41.
Atualizado em 26/06/2023 às 20:42
 (CICBH/Divulgação)

(CICBH/Divulgação)

Em publicação compartilhada nas redes sociais nesta segunda-feira (26), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), informou que a PBH adquiriu o imóvel do antigo colégio Imaculada Conceição, entre as ruas da Bahia e Aimorés, no Lourdes, região Centro-Sul. Segundo o prefeito, o local receberá o 1º Centro de Educação Integral de Belo Horizonte, o CEI Imaculada Conceição. 

Fuad afirmou que a aquisição do tradicional colégio católico da capital, que encerrou as atividades em 2021, após quase 106 anos de ensino, custou R$ 48 milhões aos cofres públicos, e deve impactar a vida de mais de mil crianças.

“Amanhã, terça-feira (27), vou assinar o decreto para a compra do colégio Imaculada Conceição. O espaço tem capacidade para atender mais de mil alunos, do berçário ao 9° ano, oferecendo vagas para quem vive ou trabalha na região centro-sul com uma educação integral de qualidade”, disse o prefeito.

Na época em que o colégio Imaculada Conceição encerrou as atividades, a Rede Filhas de Jesus, mantenedora da unidade de ensino, afirmou que o fechamento era cogitado desde 2020. Segundo a organização religiosa, havia poucas freiras para administrar cinco escolas e três obras sociais mantidas pela congregação no Brasil. A pandemia de Covid-19 também teria sido um fator importante para a decisão.

undefined (Reprodução/Google Street View )

undefined (Reprodução/Google Street View )

Sobre o colégio
Em 25 de agosto de 1916, convidadas pelo padre Francisco Ozamis, da Comunidade Claretiana, as freiras Juana Uranga Carrera e Angela Acevedo Garcia fundaram um colégio da Congregação das Filhas de Jesus, que recebeu o nome de Imaculada Conceição. As aulas para apenas nove meninas começaram em 16 de setembro, em um chalé da avenida João Pinheiro, 638, Lourdes. O ano terminou com 23 alunas, que tinham também cursos de solfejo, canto, francês, espanhol, pintura, confecção de flores e costura.

Em 20 de março de 1921, foi inaugurado o tradicional prédio do Imaculada Conceição na rua Aimorés, esquina com rua da Bahia. Em 1968, o colégio passou a receber a matrícula de meninos. Nesse ano, foram matriculados os primeiros 50 alunos. Em 1982, o prédio da rua Aimorés foi demolido. No local, foram construídos um pavilhão com capela e cantina no térreo e salas de aula nos 1º e 2º andares. A nova construção foi inaugurada no dia 8 de dezembro desse mesmo ano.

O imóvel do Imaculada possui teatro com capacidade para 300 pessoas e 70 no mezanino, duas quadras cobertas e três abertas para a prática de diversos esportes como peteca, voleibol e futsal, além de piscina. Ele também conta com biblioteca e laboratórios.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por