Mais vulneráveis

Prefeitura de BH aciona plano de contingência para ajudar população em situação de rua no frio

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
04/07/2023 às 08:57.
Atualizado em 04/07/2023 às 09:57
 (Divulgação / PBH)

(Divulgação / PBH)

Com a previsão de queda nas temperaturas em Belo Horizonte durante toda esta semana, a prefeitura (PBH) reforçou a distribuição de cobertores para as pessoas em situação de rua. Nesta segunda-feira (3), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social sairam às ruas para fazer a entrega.

A capital mineira registrou o dia mais frio do ano nesta terça-feira (4). Segundo a Defesa Civil, os termômetros marcaram 8,9ºC na regional Oeste da cidade, com sensação térmica de -9,4ºC, entre 5h e 6h. 

De acordo com a prefeitura, nos últimos dois meses, foram entregues cerca de 2 mil cobertores. Em razão do frio, equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social têm orientado as pessoas em situação de rua a ir para as unidades de acolhimento socioassistencial.

Ainda segundo a PBH, outra medida para combater as baixas temperaturas é a alimentação. O cardápio servido nos restaurantes populares e nas unidades de acolhimento foram adequados para o inverno. A oferta de preparos quentes, como caldos, sopas e mingaus, ajuda a manter o corpo mais quente. São servidas em média 3 mil refeições diárias à população em situação de rua, incluindo café da manhã, almoço e jantar.

Plano de Contingência
 
A PBH adotou também um plano de contingência para atender os mais vulneráveis na época de frio intenso, que inclui agentes das secretarias de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Saúde; e Segurança e Prevenção, além da Defesa Civil. As equipes intersetoriais farão o monitoramento pelo Centro Integrado de Operações (COP) ao longo desta semana e agentes nas ruas serão acionados em situações emergenciais. 
 
Nas unidades de acolhimento há um monitoramento especial de ocupação das vagas. Se necessário, será feita ampliação emergencial dentro das próprias estruturas ou por hospedagens parceiras. 

Caso agentes públicos em campo, de qualquer área, percebam que uma pessoa em situação de rua tenha sinais de hipotermia ou agravos, o encaminhamento à rede de saúde deve ser imediato, por meio das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), inclusive com acionamento do SAMU. 

 A Sala de Controle Integrado do COP irá compartilhar o fluxo e as orientações com todos os agentes públicos do plantão noturno, de todas as áreas da prefeitura. O objetivo é que qualquer agente público que presencie ou identifique uma emergência esteja orientado a solicitar apoio e intervenção imediata. 

Em casos de emergência no período da noite, como por exemplo hipotermia, a população de Belo Horizonte também poderá acionar o plantão do COP pelo telefone 153, da Guarda Municipal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por