Grande BH

Prefeitura de Contagem interdita asilo e 58 idosos são transferidos; instituição critica decisão

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
29/11/2022 às 18:45.
Atualizado em 29/11/2022 às 18:50
Lar Maria Balbina de Jesus (Reprodução/Redes Sociais)

Lar Maria Balbina de Jesus (Reprodução/Redes Sociais)

Um asilo foi interditado pela Prefeitura de Contagem no bairro Eldorado, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após fiscalizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Prefeitura, 58 pessoas deixaram o Lar Maria Balbina de Jesus e foram transferidas para a Casa da Pessoa Idosa de Contagem, no Centro da cidade. A transferência dos idosos foi finalizada nesta terça-feira (29).

Segundo o Executivo municipal, o Lar Maria Balbina de Jesus vinha sendo fiscalizado desde 2018 e, durante as visitas de fiscais da Anvisa, foram apontados problemas envolvendo habitabilidade, acessibilidade, salubridade, previsibilidade e segurança.

Em nota publicada nas redes sociais, o Lar Maria Balbina de Jesus chamou a decisão de "abrupta" e afirmou que "as irregularidades apontadas em nada impactam a qualidade de vida e a rotina dos idosos".

Lar Maria Balbina de Jesus publicou nota questionando a decisão (Reprodução/Redes Sociais)

Lar Maria Balbina de Jesus publicou nota questionando a decisão (Reprodução/Redes Sociais)

"Não foi estabelecido qualquer cronograma de transferência que considerasse as particularidades e quadro de saúde de cada idoso ou que respeitasse a vulnerabilidade física e emocional dessas pessoas", declarou a instituição.

A Prefeitura de Contagem também alegou que "desde 2018 foram apontadas necessidades de reestruturação do imóvel e estipulados prazos para correções, o que não ocorreu".

"Algumas adaptações foram realizadas. Porém, muitas ainda necessitam de intervenções conforme normas da Anvisa", afirmou o Executivo.

Sobre isso, o Lar Maria Balbina de Jesus alegou que "segue firme no propósito de promover todas as adequações estruturais necessárias para que a instituição cumpra todas as normas e diretrizes exigidas para o funcionamento".

"Acreditamos na parceria entre a instituição e o município e estamos confiantes na fixação de um prazo razoável para promover as adequações que ainda não foram feitas", afirmou o lar de idosos.

Segundo a Prefeitura de Contagem, a interdição não se deu apenas por questões estruturais do imóvel, mas por "relatos de violação de direitos e negligência".

"É uma ação sanitária que trata da saúde pública e de idosos que carecem de atenção especial, proteção integral e garantia da dignidade da pessoa humana. Estamos assumindo a responsabilidade pelo cuidado e garantia de direitos dos idosos vulneráveis", declarou a administração municipal.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por