estação das flores

Primavera chega com previsão de muita chuva na região Sudeste do Brasil

Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece ocorrência de chuvas

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/09/2022 às 07:00.
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Nesta quinta-feira (22), às 22h04, começa oficialmente a primavera no Hemisfério Sul. A chamada estação das flores vai até 21 de dezembro e chega trazendo previsão de período menos seco, mas não menos quente.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a transição entre as estações seca e chuvosa traz mais umidade da Amazônia, com efeito no clima de outras regiões do país.

A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul – faixa de nebulosidade que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul – na primavera aumenta a incidência de chuvas no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de favorecer ocorrências nos estados do Acre e Rondônia.

Nessa quarta-feira (21), choveu forte em várias cidades mineiras, amenizando o calor dos últimos dias. Em Nova Lima, na Grande BH, o forro de gesso do Colégio Santo Agostinho desabou por conta de um temporal na cidade. Cinco estudantes sofreram escoriações.

La Niña e temperaturas
De acordo com a MetSul Meteorologia, esta será a terceira primavera seguida sob os efeitos do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas e a alteração no regime de vento no oceano Pacífico, na altura do Equador.

A previsão para o Brasil Central é de um período mais chuvoso que a média em muitas áreas, particularmente em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

A MetSul destaca ainda que, apesar de a primavera ter maior frequência de tempestades, com ocorrências de vendavais e granizo, neste ano, sob o La Niña, a frequência das chuvas intensas pode não ser tão alta como se estivéssemos sob o fenômeno El Niño (aquecimento do Pacífico). Porém, quando os temporais ocorrerem, podem ser muito intensos pelo maior contraste térmico entre massas de ar frio e quente.

Já em relação às temperaturas, a maior parte do Centro do Brasil deve apresentar uma estação próxima ou um pouco mais quente que a média. Com mais chuvas e atuação frequente de massas de ar mais frio no começo da primavera, a MetSul explica que os primeiros dias estação não devem ser tão quentes. Áreas costeiras do Sudeste, vão, inclusive ter temperatura abaixo da média na maior parte da primavera.

Na transição para o verão, deve aumentar a frequência de dias de calor e diminuir os de frio, especialmente entre novembro e dezembro, com possibilidade de ondas de calor e temperaturas próximas ou acima de 40º C.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por