Queda de braço

Projeto que pode derrubar aumento da passagem de ônibus em BH só deve entrar em vigor em fevereiro

Reajuste da tarifa foi anunciado na última terça-feira e começa à meia-noite desta sexta-feira

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
28/12/2023 às 16:54.
Atualizado em 28/12/2023 às 17:45

O projeto de resolução que pode derrubar o reajuste das passagens de ônibus em Belo Horizonte, anunciado na terça-feira (26), só deve entrar em vigor em fevereiro. Foi o que informou o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel (sem partido), na tarde desta quinta-feira (28). A proposta foi assinada por 14 dos 41 parlamentares e será protocolada nesta sexta (29), último dia antes do recesso de fim de ano da Casa.

Gabriel disse que os parlamentares têm até 7 de fevereiro para apresentar propostas de emenda e até o dia 12, do mesmo mês, para escolher os membros da comissão especial - que tem 15 dias para emitir um parecer, prazo prorrogável por mais 15 dias.

Na sequência, o projeto é votado em dois turnos, em plenário. São necessários 21 votos. O projeto de resolução é promulgado pela mesa diretora, não passa por sanção do prefeito.

"Eu até posso convocar sessões extraordinárias para os ritos anteriores, como formação de comissão, mas somente em fevereiro ele começa a rodar", informou o presidente da Câmara.

Ao ser indagado a respeito da justificativa para tal proposta, Gabriel citou o prazo legal para anunciar o aumento do valor da tarifa.

"Passagem você não pode aumentar em um prazo menor que um ano. E no meio do ano o prefeito aumentou para R$ 6 e que vigorou por dois meses", lembrou o presidente da Câmara.

Na ocasião, o reajuste acabou sendo derrubado e a passagem voltou a valer R$ 4,50.

"Passagem você não pode aumentar em um prazo menor que um ano", citou Gabriel, ao justificar o projeto de resolução (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

"Passagem você não pode aumentar em um prazo menor que um ano", citou Gabriel, ao justificar o projeto de resolução (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por