‘PUNIÇÃO AOS GOLPISTAS’

Protesto contra atos antidemocráticos em Brasília toma conta da região Central de BH; veja os vídeos

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
09/01/2023 às 20:04.
Atualizado em 09/01/2023 às 20:16
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

Mesmo debaixo de chuva, manifestantes se reuniram na noite desta segunda-feira (9) na região Central de Belo Horizonte para protestar contra os atos antidemocráticos que culminaram em vandalismo no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF) nesse domingo (8).

Os manifestantes se concentraram na Praça Sete e, após percorrer diversas ruas, permaneceram na Praça da Estação – onde o ato continua. Entre os presentes, é possível ver representantes de diversos movimentos sociais e sindicatos.

Entre os presentes, destaque para membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-Rede/BH), do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (DCE-UFMG).

Nas faixas exibidas por manifestantes, é possível ler frases como “punição aos terroristas” e "terroristas de Brasília na cadeia”.

Muitos também aproveitaram para agradecer a presença dos jornalistas e disseram que "a imprensa era bem-vinda para fotografar e filmar". A fala é uma resposta à violência sofrida por jornalistas em protestos bolsonaristas em BH na última sexta-feira (6).

Com faixas e fogos, membros da Resistência Alvinegra, movimento de torcedores do Atlético em favor da democracia, também estavam no protesto desta segunda.

Durante a manhã, a Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) havia convocado, nas redes sociais, as torcidas do Brasil para se juntarem aos atos em favor da democracia que estavam previstos para acontecer em várias cidades do país nesta segunda.

Em sua conta oficial no Twitter, a BHTrans comunicou, às 18h57, que o trânsito havia sido liberado na avenida Afonso Pena, em direção ao Mangabeiras.

Em nova postagem, às 19h26, o órgão comunicou que a Praça Sete já havia sido totalmente liberada.

Leia mais:

Confira outras fotos da manifestação:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por