Protegidas

Quase 25 mil pessoas são vacinadas contra gripe durante Dia D, em BH

Mobilização ocorreu no sábado; balanço foi apresentado neste domingo pela prefeitura

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/04/2024 às 14:34.
Dia D foi realizado no Parque Municipal e nos 152 postos de saúde da capital (Adão de Souza/ PBH)

Dia D foi realizado no Parque Municipal e nos 152 postos de saúde da capital (Adão de Souza/ PBH)

Exatas 24.958 pessoas receberam a dose contra a gripe em Belo Horizonte neste sábado (13), durante o Dia D de vacinação. Desse total, 978 doses foram aplicadas no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, espaço que reuniu ações de promoção à saúde e atividades de lazer para crianças, adultos e idosos. 

Os 152 centros de saúde, o Centro de Atenção à Saúde do Viajante e o Central Park, na regional Oeste da cidade, também estiveram abertos.

“Tivemos um resultado excelente nesse Dia D. A vacina é proteção, principalmente para evitar os casos mais graves de doenças respiratórias. A campanha segue em andamento e, quem faz parte dos públicos prioritários e ainda não recebeu a dose, pode procurar o centro de saúde mais próximo. As aplicações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias. 

Além dessas unidades de saúde, há outros quatro pontos extras em funcionamento na cidade durante a semana e que aplicam as doses no público adulto. O endereço de todos os locais pode ser verificado neste link.

Para receber a dose é necessário apresentar o documento de identificação com foto, o CPF e o cartão de vacina. Com isso, os profissionais de Saúde podem verificar a situação vacinal de cada usuário e, se necessário, atualizar as demais doses que estejam em falta no cartão.

Quem pode se vacinar contra a gripe?

Seguindo as orientações e definições do Ministério da Saúde, podem receber a dose em Belo Horizonte as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; e profissionais das forças armadas.

Também já podem se imunizar as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

* Com informações da PBH

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por