Quatro horas após controlado, fogo volta a castigar o Parque Estadual do Itacolomi

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/08/2017 às 15:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:20
 (Corpo de Bombeiros / Divulgação)

(Corpo de Bombeiros / Divulgação)

O fogo volta a castigar o Parque Estadual do Itacolomi, perto do município de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, no início da tarde desta quarta-feira (30), quatro horas depois do Corpo de Bombeiros anunciar o controle de um outro incêndio que teve início na última segunda-feira (28). Mas com o novo foco, todo aparato que estava sendo desmobilizado foi redirecionado ao combate. 

Conforme informações dos militares, a suspeita é que o incêndio tenha sido provocado por homens envolvidos em um assalto de caminhão, nas proximidades do local, na intenção de despistar a polícia. 

Quanto ao incêndio da manhã, não há informações da área total atingida nem das causas da queimada. Mas, segundo o diretor do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Rodrigo Bueno Belo, o mais provável é que tenha sido criminoso. “Incêndios naturais são causados por raios e não tivemos incidência no período. A chance de ser um incêndio intencional é alta”, diz. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vegetação seca, o vento, a baixa umidade e o calor, características comuns nesta época do ano, favorecem a propagação das chamas.

No início da noite, as equipes foram recolhidas e serão substituídas nesta quinta (31), pela manhã, quando os trabalhos serão reiniciados ou se chamas oferecerem risco à vidas e bens, o que não ocorria no momento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por