Sem custo

Quer receber alertas de tempestades, deslizamentos e alagamentos em BH? Saiba como se cadastrar

Júnia Rodrigues
jralmeida@hojeemdia.com.br
20/12/2022 às 08:51.
Atualizado em 20/12/2022 às 09:29
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Belo Horizonte espera, até a próxima  quinta-feira (22), volume de chuvas superior a 200 mm. Para se proteger dos perigos da chuvarada, os moradores da capital mineira podem receber, por SMS, alertas de risco de tempestades, granizo, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Segundo a Defesa Civil Municipal, para se cadastrar basta enviar para o número 40199 uma mensagem de texto com o CEP da rua em que o morador reside. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.  

Alertas e recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil podem ser acompanhadas também por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Ações preventivas

Os impactos hidrológicos e geológicos da quantidade de precipitações na capital mineira implicam em uma atuação preventiva e emergencial por parte da Prefeitura de Belo Horizonte. Entenda quais as ações da administração municipal neste período de fortes chuvas.  

Para atuação imediata, equipes da Defesa Civil, Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Assistência Social e Cidadania, BHTrans e Guarda Municipal estão em alerta 24 horas desde o sábado (17).

Segundo a prefeitura, recebem reforço equipes do Centro Integrado de Operação de Belo Horizonte (COP-BH) para o monitoramento da cidade por meio de 3.205 câmeras visualizadas na Sala de Controle Integrado (SCI). Caberá ao COP-BH compartilhar as informações em tempo real com as 16 instituições que possuem representatividade no local, como a Guarda Municipal, BHTrans, SAMU, Sudecap, SLU e Urbel, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig e a Copasa. 

Agentes da BHTrans, em 52 viaturas, podem se deslocar a locais de risco monitorando essas áreas e empenhando mais de 350 equipamentos de sinalização, como informa o poder público. Cabe a eles, o papel de interditar vias com risco de alagamento, evitando que veículos fiquem presos e isolados.

Já a Defesa Civil conta com 75 agentes, que atuam 24 horas por dia, e 14 viaturas para o deslocamento pela cidade. A Guarda Municipal mantém 62 viaturas e 124 agentes à disposição para atuar no bloqueio de vias, no monitoramento visual local das áreas de inundação e na segurança dos espaços isolados, com base no Protocolo de Atuação Integrada em Eventos de Chuva da Capital.

A Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional garante a oferta de refeições quentes para equipes e pessoas atingidas, produzidas nos restaurantes populares, e de cestas básicas para famílias afetadas. A Subsecretaria de Assistência Social manterá equipes de plantão central e nas regionais, além de apoio à Defesa Civil no cadastramento das famílias atingidas e disponibilização de abrigos. Os telefones para acionamentos são o 199 e 156. 

Profissionais de saúde estão prontos para desenvolverem ações para atender e orientar a população sobre os riscos à saúde após alagamentos e enchentes, por meio de um plano de contingência.

Veja a atuação completa da prefeitura diante das chuvas aqui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por