FOLIA

Rei Momo recebe as chaves de BH e abre oficialmente Carnaval 2023

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
01/02/2023 às 12:14.
Atualizado em 01/02/2023 às 12:15
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Belo Horizonte está oficialmente sob o reinado da folia. Na manhã desta terça-feira (1º), o Rei Momo de 2023, Rafael Eduardo, recebeu das mãos do prefeito Fuad Noman (PSD) as chaves das cidades marcando a abertura oficial da festa.

“Estamos voltando melhor e maior. Integrada com a Polícia Militar e Bombeiros. Temos o rei momo, duas lindas rainha e princesa que vão tomar conta da cidade. Tudo isso para fazer um carnaval que respeite a mulher, as crianças e a comunidade. É a hora da população se divertir”, afirmou o chefe do Executivo. 

A chave simbólica da cidade foi entregue também à rainha do Carnaval Efigênia Maria, e à princesa Gabriela Santos Princesa. O evento, que contou ainda com uma bateria de samba, reuniu líderes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Fecomércio e das secretarias municipais, no Teatro Francisco Nunes, na região Centro-Sul da capital. 

Conforme estimativa da PBH, através da Belotur, 5 milhões de foliões devem passar pela capital durante o período de Carnaval, que ocorre entre os dias 4 e 26 de fevereiro. A festa deve movimentar a economia, com mais de R$ 600 milhões circulando durante o período.

"Será o carnaval do respeito e mais limpo onde temos orgulho de dizer que é o melhor do país. O Carnaval de BH é dos blocos, da corte momesca, das escolas de samba, carnaval plural e é de todo mundo. Dos dias 4 a 26 de fevereiro oficialmente. O ato de abertura ocorre no próximo sábado, quando já temos cerca de 20 blocos na rua. Em BH o carnaval vai até o fim de semana posterior com quase 30 blocos", comemorou o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

Segundo Castro, serão 479 blocos cadastrados e 539 desfiles durante o período oficial da folia. O líder da Belotur pontuou ainda que mais de 40 órgãos estão envolvidos para garantir um Carnaval seguro e com defesa de bandeiras como defesa da mulher e combate ao racismo. Para isso, um posto de comando será montado na sede da prefeitura. 

"Nossa carnaval não aceita abuso, nem preconceito. Então trabalhamos para que nada disso aconteça. Na PBH nós temos o posto de comando com representantes de mais de 40 órgãos para que possamos tomar ações conjuntas. Um posto de comando 24 horas por dia para que o carnaval aconteça da melhor forma possível", garantiu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por