Resgatados em Brumadinho

Saiba como adotar animais que entraram em campo com jogadores do América no jogo contra o Athletic

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
07/02/2022 às 17:39.
Atualizado em 07/02/2022 às 17:50
Jogadores do América entraram em campo contra o Athletic, no último sábado (5), juntos de animais para adoção (Reprodução / Redes Sociais América Futebol Clube)

Jogadores do América entraram em campo contra o Athletic, no último sábado (5), juntos de animais para adoção (Reprodução / Redes Sociais América Futebol Clube)

Cerca de 300 cães e gatos resgatados após o rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, aguardam um novo lar. No último sábado (5), antes da partida contra o Athletic pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, na Arena Independência, jogadores do América entraram em campo com alguns dos animais, com o objetivo de sensibilizar interessados em adotá-los.

Durante a partida, os bichinhos participaram de uma feira de adoção nas dependências do estádio, que permitiu a interação com os torcedores presentes. No total, são 246 cães e 53 gatos disponíveis para adoção.

Como adotar
Os cães e gatos expostos na feira de adoção da Arena Independência fazem parte do programa "Me Leva pra Casa", criado e coordenado pela Vale, como uma das ações de reparação da mineradora após a tragédia ambiental.

Para adotar um dos pets, o futuro tutor deve entrar no site da Vale, preencher o formulário de interesse de adoção e aguardar retorno da equipe responsável para uma entrevista online. Caso a adoção seja aprovada, o animal é entregue na residência do tutor, se morar em BH ou região metropolitana.

O interessado pode fazer também uma solicitação de adoção pelo telefone 0800-031-0831.

Caso seja aprovada a adoção, os futuros tutores devem assinar um termo de responsabilidade e serão acompanhados durante seis meses por uma equipe da Vale.

Desde 2019, 277 cães e 122 gatos já foram adotados.

Me leva pra casa
De acordo com o Termo de Compromisso com o Ministério Público de Minas Gerais, a Vale deve manter estruturas para acolhimento, cuidado e abrigo temporário de animais domésticos e silvestres das áreas atingidas pelo rompimento da barragem.

Diversas espécies vivem em fazendas mantidas pela mineradora em Brumadinho, Barão de Cocais e Itabirito, todas na região Metropolitana da capital.

São animais resgatados no rio Paraopeba; de cidades que tiveram áreas evacuadas; e aqueles diretamente afetados por obras emergenciais e em situação de risco nas comunidades. A maior parte deles são cães e gatos idosos e que apresentam algum tipo de deficiência.

 A mineradora deve ainda realizar feiras de adoção para que os bichos de estimação encontrem um novo lar.

Animais abandonos
De acordo com Magda Castro, supervisora da Fazenda Abrigo de Fauna, onde vivem os animais resgatados, as adoções caem consideravelmente no início do ano e há uma quantidade ainda maior de abandonos.

Segundo ela, a ação realizada pelo América traz a esperança de que os animais possam encontrar uma nova família. "Traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet, muitas vezes é necessária a ajuda de um veterinário para reverter esse quadro. A ação traz a esperança de que esses animais encontrem um novo lar, todos estão batendo um bolão", brincou.

 (Reprodução / Redes Sociais América Futebol Clube)

(Reprodução / Redes Sociais América Futebol Clube)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por